As associações científicas como agentes num campo de forças: pensando estratégias para a área de Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v6i1.17414

Palavras-chave:

Música, Abem, Associações científicas, Campo científico, Campo de forças

Resumo

Neste texto, apresentado originalmente na mesa-redonda “Associações Nacionais: conexões entre associação, formação e políticas educacionais” que teve lugar no XXVIII Confaeb, discute-se o papel e a importância das associações científicas. Propõe-se compreender as associações científicas, especialmente as associações brasileiras da área de Artes, como agentes num campo de forças: o campo científico. Desta forma, compreende-se as associações como agentes capazes de engendrar estratégias que visem a alteração da ortodoxia do campo científico. Defende-se a união dos esforços  das associações da área de Arte para ações coletivas em prol de políticas públicas que respeitem as linguagens artísticas como conhecimento essencial para a formação cidadã e democrática dos brasileiros e brasileiras. Para tal, é necessário avaliações internas e externas, afinando discursos e estruturando ações conjuntas especialmente, mas não exclusivamente, junto ao Ministério da Educação.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Música - Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde dirige o Centro Cultural Pró-Música. Atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - UFJF; e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da UnB. É presidente da Associação Brasileira de Educação Musical. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação musical, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, sociologia da educação musical, e educação musical escolar. Na área da musicologia e da performance musical, seus interesses de investigação são a canção brasileira, e estudos relacionados ao piano.

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Publicado

16-06-2019

Como Citar

PEREIRA, M. V. M. As associações científicas como agentes num campo de forças: pensando estratégias para a área de Arte. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.36025/arj.v6i1.17414. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17414. Acesso em: 21 dez. 2024.