O Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP): política e resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v6i1.17415

Palavras-chave:

Artes visuais, Educação, Arte/Educação, ANPAP, CONFAEB

Resumo

A Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), criada em 1987, é uma organização sem fins lucrativos que reúne pesquisadores e instituições de artes visuais de todo o Brasil. Este texto objetiva analisar a contribuição do Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) para a consolidação da pesquisa em/sobre/com o ensino das artes visuais no Brasil. Foi utilizada a pesquisa qualitativa com revisão documental e bibliográfica, bem como, dados de memorias de alguns associados participantes da história do CEAV da ANPAP. Os resultados demonstram que os artigos publicados no CEAV ao longo das três décadas são representativos e referências para pesquisa sobre ensino das artes visuais no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Xavier da Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Artista Visual, Arte/Educador e Curador. Pós Doutor em Estética e História da Arte (MAC USP) com bolsa de mobilidade pela Fundación Carolina - Espanha - na Universidad de Granada; Doutor em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFRN), com bolsa de mobilidade Erasmus Mundus na Universidade do Minho - Portugal; Mestre em História (PPGH UFPB); Especialista em Educação Especial (UFPB); Licenciado em Educação Artística - Artes Plásticas (UFPB). Docente/pesquisador do Departamento de Artes Visuais e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE - atual Coordenador) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Lider do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/UFPB/CNPq). Membro da ANPAP, da FAEB e da ABCA. 

Referências

FORTIN, Sylvie e GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas sobre a pesquisa em arte no meio acadêmico. In.: Art Research Journal, vol. 1/1, Jan/Jun 2014, p. 1-17. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256. Acesso em: 17 fev. 2019.

GRAMSCI, Antônio. Memórias do Cárcere. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Ja-neiro: Civilização Brasileira, 1999.

PARAGUAI, Luisa; SOGABE, Milton; ALMOZARA, Paula e RIBEIRO, Regilene Sarzi (Orgs.). Práticas e Confrontações - Anais do 27º Encontro Nacional da ANPAP. São Paulo: UNESP, 2018.

PECCININI, Daisy. Crônica dos Primeiros Tempos da ANPAP (1985-1991). (2017). Disponível em: http://www.anpap.org.br/encontros/exposicao-anpap-30-anos/. Acesso em: 17 fev. 2019.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

26-10-2019

Como Citar

COSTA, R. X. da. O Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP): política e resistência. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.36025/arj.v6i1.17415. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17415. Acesso em: 18 abr. 2024.