Mascaramento – Um espelhamento de forças
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v6i1.17417Palavras-chave:
devir, espelhamento de forças, márcara, processo de criaçãoResumo
O presente texto aborda a noção de mascaramento apoiando-se na ideia de espelhamento de forças, conceito elaborado pelo filósofo português José Gil. Ao partir da ideia de que a máscara é um devir, entende-se que ao vestir a máscara, o ator deixa de ser, para estar em passagem. Quando colocada sobre o rosto, sua influência no corpo pressupõe uma série de composições gestuais. A geometria apontada pelo objeto-máscara desenha paisagens no espaço por meio do corpo e do jogo que o ator estabelece com outros atores durante o processo criativo. [...] São esses princípios organizadores, suas forças de composição que atuam em esferas da percepção que parecem escapar do seu âmbito de reconhecimento na mesma medida em que lhes oferecem possíveis vetores de significação. A recepção e troca afetiva que se dá nesse processo de propagar formas, sensações e vibrações, é que pode tornar essa experiência cênica autônoma e singular.
Downloads
Referências
CHAUÍ, Marilena. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. São Paulo. Companhia das Letras, 2011.
FERRACINI, Renato. Ensaios de Atuação. São Paulo: Perspectiva: Fapesp,2013.
FÉRAL, Josette. Encontros com Ariane Mnouchkine: erguendo um monumento ao efêmero. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP,2010.
GIL, José. Transcrição Palestra José Gil. Ilinx. LUME – UNICAMP, Campinas, n.1, 2012.
_____. A Imagem-Nua a as Pequenas Percepções: Estética e Metafenomenologia. Lisboa: Relógio D´Água, 2005.
GODINHO, Ana. Posse dos Encontros. Revista Ilinx. LUME – UNICAMP, Campinas, n.3, 2012.
LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2010.
LOPES, Melissa dos Santos. Território Cênico de Encontros Íntimos. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Campinas: Instituto de Artes UNICAMP,2014.
PELBART, Peter Pál. Elementos para uma cartografia da grupalidade. Revista Próximo Ato 2006. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/proximoato/pdfs/teatro%20coletivo%20e%20teatro%20politico/peter_pal_pelbart.pdf.
RABELO, Antonio Flávio. Cartografia do Invisível: paradoxos do corpo-em-arte. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Universidade Estadual de Campinas. Orientação do Prof. Dr.Renato Ferracini. Campinas: 2014.
RICHARDS, Thomaz. Al lavoro con Grotowski sulle Azioni Fisiche. Milano: Ubulibri, 1997.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: Transformações Contemporâneas do Desejo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
VIANNA, Tiche. Para além da commedia dell'arte: a máscara e sua pedagogia. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Campinas: Instituto de Artes UNICAMP,2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Melissa dos Santos Lopes (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.