Mascaramento – Um espelhamento de forças
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v6i1.17417Palavras-chave:
devir, espelhamento de forças, márcara, processo de criaçãoResumo
O presente texto aborda a noção de mascaramento apoiando-se na ideia de espelhamento de forças, conceito elaborado pelo filósofo português José Gil. Ao partir da ideia de que a máscara é um devir, entende-se que ao vestir a máscara, o ator deixa de ser, para estar em passagem. Quando colocada sobre o rosto, sua influência no corpo pressupõe uma série de composições gestuais. A geometria apontada pelo objeto-máscara desenha paisagens no espaço por meio do corpo e do jogo que o ator estabelece com outros atores durante o processo criativo. [...] São esses princípios organizadores, suas forças de composição que atuam em esferas da percepção que parecem escapar do seu âmbito de reconhecimento na mesma medida em que lhes oferecem possíveis vetores de significação. A recepção e troca afetiva que se dá nesse processo de propagar formas, sensações e vibrações, é que pode tornar essa experiência cênica autônoma e singular.
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