Masking – a mirroring of forces

Authors

  • Melissa dos Santos Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v6i1.17417

Keywords:

becoming, mirroring of forces, mask, creation process

Abstract

This present paper aims to address the notion of masking based on the idea of mirroring of forces, a concept developed by the Portuguese philosopher José Gil. Considering that masks are associated with the philosophical concept of becoming, masked actors supposedly stop being to become transition. When placed on the face, the effect of the mask on the body implies several gestural compositions. The geometry depicted by the mask can draw landscapes on the space through the body and the dynamics of the actors while interacting in their creative process. [...] These are the arranging principles which forces of composition act in the spheres of perception that seem to escape their scope of identification meanwhile providing potential vectors of significance. The receiving and the affective exchange that take place in this process of spreading forms, sensations, and vibrations, can make this theatrical experience boundless and unique.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Melissa dos Santos Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

É atriz-pesquisadora formada pelo Teatro Escola Célia Helena (profissionalizante), de 1994-1996 e pelo Curso de Bacharelado em Teatro, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), de 1998-2001. Doutora pelo Programa de Pós Graduação do Curso Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) , onde também realizou seu mestrado (2006). Entre 2012 e 2013 realizou parte de seu doutorado na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal (bolsa BEPE/FAPESP de estágio no exterior). Professora e atual coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEART/UFRN). Também atua como docente do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGArC/UFRN). Integra os Grupos de Pesquisa CIRANDAR (UFRN), LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP e LAPA - Laboratório de Pesquisa em Atuação, da UFMG. Atua principalmente nos seguintes temas: memória, micropercepções, mímesis corpórea, Stanislavski e Máscara. Participa como atriz-colaboradora de espetáculos do Grupo Matula Teatro (Campinas/SP), em que foi uma das fundadoras e atuou por 16 anos. Já realizou diversas atividades artísticas com a comunidade: teatro para moradores de rua, sanitaristas de Cabo Verde (África), líderes do Orçamento Participativo de Campinas, mulheres que vivem na periferia de Campinas, mulheres do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

References

CHAUÍ, Marilena. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. São Paulo. Companhia das Letras, 2011.

FERRACINI, Renato. Ensaios de Atuação. São Paulo: Perspectiva: Fapesp,2013.

FÉRAL, Josette. Encontros com Ariane Mnouchkine: erguendo um monumento ao efêmero. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP,2010.

GIL, José. Transcrição Palestra José Gil. Ilinx. LUME – UNICAMP, Campinas, n.1, 2012.

_____. A Imagem-Nua a as Pequenas Percepções: Estética e Metafenomenologia. Lisboa: Relógio D´Água, 2005.

GODINHO, Ana. Posse dos Encontros. Revista Ilinx. LUME – UNICAMP, Campinas, n.3, 2012.

LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2010.

LOPES, Melissa dos Santos. Território Cênico de Encontros Íntimos. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Campinas: Instituto de Artes UNICAMP,2014.

PELBART, Peter Pál. Elementos para uma cartografia da grupalidade. Revista Próximo Ato 2006. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/proximoato/pdfs/teatro%20coletivo%20e%20teatro%20politico/peter_pal_pelbart.pdf.

RABELO, Antonio Flávio. Cartografia do Invisível: paradoxos do corpo-em-arte. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Universidade Estadual de Campinas. Orientação do Prof. Dr.Renato Ferracini. Campinas: 2014.

RICHARDS, Thomaz. Al lavoro con Grotowski sulle Azioni Fisiche. Milano: Ubulibri, 1997.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: Transformações Contemporâneas do Desejo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

VIANNA, Tiche. Para além da commedia dell'arte: a máscara e sua pedagogia. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Campinas: Instituto de Artes UNICAMP,2017.

Published

16-06-2019

How to Cite

LOPES, M. dos S. Masking – a mirroring of forces. Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.36025/arj.v6i1.17417. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17417. Acesso em: 5 jul. 2024.