Dar o que não se possui na reedição: inventar novos espaços de uso. Doação e apropriação na arte à luz da teoria da propriedade

Autores

  • Leszek Brogowski Université Rennes 2

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v5i2.17850

Palavras-chave:

doação, apropriação, publicações de artistas, arte contemporânea, teoria da propriedade, reedição pirata

Resumo

É à luz da teoria da propriedade que são analisadas aqui dois tipos de práticas recentemente surgidas na arte: a doação e a apropriação. Opostas uma à outra (de um lado se despossuir de minha própria produção em proveito de um outro, do outro, dar a si mesmo isso que não se possui), estes dois fenômenos fazem parte de um mesmo projeto da arte, e se sim, como articular sua coerência? Eles implicam os mesmos artistas ou, ao contrário, haveria de um lado os “apropriacionistas”, e do outro, aqueles que fazem doações? Estes dois gestos de artistas tem uma visada política em relação à questão da propriedade, ou apenas se esgotam em seu sentido exclusivamente artístico como estratégias de criação? É finalmente em certos tipos de reedições piratas e generosas que os dois movimentos se encontram reunidos em um só e mesmo projeto.

Tradução:
Lilian Hack
(https://orcid.org/0000-0002-4727-3845)

 

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Biografia do Autor

Leszek Brogowski, Université Rennes 2

Professor (“Professeur des universités”) em Filosofia de Arte na unidade pesquisa Práticas da Unidade de Pesquisa e Teorias da Arte Contemporânea (PTAC) EA 7472, na Université Rennes 2. Desde 2015, membro eleito do Conselho Acadêmico (Comissão de Pesquisa). 2015-2019: pró-reitor de pesquisa da Université Rennes 2; a partir de 2019, pró-reitor de ciências humanas e sociais.

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Publicado

05-06-2019

Como Citar

BROGOWSKI, L. Dar o que não se possui na reedição: inventar novos espaços de uso. Doação e apropriação na arte à luz da teoria da propriedade. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 5, n. 2, 2019. DOI: 10.36025/arj.v5i2.17850. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17850. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte