Dar o que não se possui na reedição: inventar novos espaços de uso. Doação e apropriação na arte à luz da teoria da propriedade
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v5i2.17850Palavras-chave:
doação, apropriação, publicações de artistas, arte contemporânea, teoria da propriedade, reedição pirataResumo
É à luz da teoria da propriedade que são analisadas aqui dois tipos de práticas recentemente surgidas na arte: a doação e a apropriação. Opostas uma à outra (de um lado se despossuir de minha própria produção em proveito de um outro, do outro, dar a si mesmo isso que não se possui), estes dois fenômenos fazem parte de um mesmo projeto da arte, e se sim, como articular sua coerência? Eles implicam os mesmos artistas ou, ao contrário, haveria de um lado os “apropriacionistas”, e do outro, aqueles que fazem doações? Estes dois gestos de artistas tem uma visada política em relação à questão da propriedade, ou apenas se esgotam em seu sentido exclusivamente artístico como estratégias de criação? É finalmente em certos tipos de reedições piratas e generosas que os dois movimentos se encontram reunidos em um só e mesmo projeto.
Tradução:
Lilian Hack
(https://orcid.org/0000-0002-4727-3845)
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