A experiência da natureza como processo de inventividade
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v7i2.19806Palavras-chave:
Arte, Experiência, Natureza, InventividadeResumo
O artigo apresenta, de forma resumida, um projeto de investigação vocacionado para a experiência da natureza como estímulo à criatividade. É aqui refletido sobre a relação com a natureza e da experiência do contato direto que manifesta um potencial que as experiências simbólica e indireta não conseguem proporcionar. Este contato direto para além de fortalecer a conexão com a natureza e elevar o bem-estar, também aumenta a curiosidade e inventividade. Esta investigação reúne um conjunto de estudos que indicam a natureza capaz de evocar o pensamento criativo, tornando uma pessoa mais flexível na forma de pensar e mais apta para conseguir novas ideias. Procura perceber-se como auxilia na restauração da atenção direcionada, fundamental na avaliação e evolução das ideias. Por último, são mencionadas práticas artísticas que fundamentam esta questão da natureza como promotor criativo.
Downloads
Referências
AMARANTE [Câmara Municipal de Amarante]. Alberto Carneiro: Grande Prémio Amadeu de Sousa-Cardoso. [S. l.], 2015.
ATCHLEY, Ruth Ann; STRAYER, David L.; ATCHLEY, Paul. Creativity in the Wild: Improving Creative Reasoning through Immersion in Natural Settings. PLoS ONE, 7(12), p. 10-13, 2012.
BAI, Heesoon; ELZA, Daniela; KOVACS, Peter; ROMANYCIA, Serenna. Re?searching and re?storying the complex and complicated relationship of biophilia and bibliophilia Re-searching and Re-storying the Complex and Complicated Relationship of Biophilia and Bibliophilia. Environmental Education Research, [s. l.], 16(3), 351-365, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/248965513_Re-searching_and_re-storying_the_complex_and_complicated_relationship_of_biophilia_and_bibliophilia
BANNING, Wendy; SULLIVAN, Ginny. Lens on Outdoor Learning. St. Paul, MN: Readleaf Press, 2010.
FERRARO III, Frank M. Enhancement of Convergent Creativity Following a Multiday Wilderness Experience. Ecopsycologie, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 7-11, Mar. 2015.
FINCH, Ken; BAILIE, Patti Ensel. Nature Preschools: Putting Nature at the Heart of Early Childhood. Occasional Paper Series, [s. l.], n. 33, 2015
GRANDE, John K. Art nature dialogues: interviews with environmental artists. New York: State University of New York, 2004.
KELLERT, Stephen R. Nature and Childhood Development. In: Building for Life: Designing and Understanding the Human-Nature Connection. London: Island Press, 2005.
LONG, Richard. Walking in circles. London: [s. n.], 1994.
MEDNICK, Sarnoff. The associative basis of the creative process. Psychological Review, [s. l.], v. 69, n. 3, p. 220–232, 1962.
MODESTO, Filipa. A osteologia na arquitectura de Gaudí: Casa Battló, Casa Milá, Parque Guëll, Colonia Guëll e Sagrada Família. 2014. Dissertação (Mestrado em Anatomia Artística) – Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, [s. l.], 2014.
PLAMBECH, Trine; VAN DEN BOSCH, Cecil C. Konijnendijk. The impact of nature on creativity – A study among Danish creative professionals. Urban Forestry & Urban Greening, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 255-263, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ufug.2015.02.006.
SCHIAVONE, Theresa. Grand Canyon Suite. [s. l.], 2000. Disponível em: https://www.npr.org/2000/10/29/1113160/grand-canyon-suite?t=1579090605880&t=1579177828724.
SIC NOTÍCIAS. Estudo prova que passar quatro dias na natureza sem tecnologias aumenta a criatividade em 50%. [s. l.], 2012. Disponível em: https://sicnoticias.pt/vida/2012-12-12-estudo-prova-que-passar-quatro-dias-na-natureza-sem-tecnologias-aumenta-criatividade-em-50.
TOVEY, Helen. Playing Outdoors: Spaces and Places, Risk and Challenge. Maidenhead, England: Open University Press, 2007.
WHITE, Randy. Young Children’s Relationship with Nature: Its Importance to Children’s Development & the Earth’s Future. [S. l.]: White Hutchinson, 2004. Disponível em: https://www.whitehutchinson.com/children/articles/childrennature.shtml. Acesso em: 25 Out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.