Estado de prontidão: pesquisa performativa e colaboração nos processos de criação interartística em "Converse"
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v7i2.20296Palavras-chave:
Pesquisa Performativa, Colaboração, Processos Criativos, Estado de Prontidão, Capoeira RegionalResumo
Este artigo enfoca os processos de criação interartística colaborativa na obra Converse, para uma performer, piano e eletrônica/vídeo em tempo real, com duas projeções de vídeo. Considerando a escassez de trabalhos que abordam os processos artísticos de criação colaborativos para além dos relatos pessoais e/ou autoetnográficos, buscamos aqui desvelar um caminho metodológico que considera a imbricação entre teorias e práticas – conforme formulação de Lima –, numa abordagem colaborativa para a pesquisa performativa – conforme Haseman, Fernandes, Bacon e Midgelow –, mediada por um conceito oriundo de um contexto cultural: a Capoeira Regional.
Downloads
Referências
BACON, Jane; MIDGELOW, Vida. Creative articulations process. Choreographic Practices, v. 5, n. 1, p. 7–31, 2014.
BACON, Jane; MIDGELOW, Vida. Processo de articulações criativas (pac). In: SILVA, C. R. et al. (Ed.). Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC/ECA-USP, 2015. v. 3.1. Tradução de Eduardo Augusto Rosa Santana, revisão de Pedro de Senna.
BERTISSOLO, Guilherme. Composição e Capoeira: dinâmicas do compor entre música e movimento. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Música/Universidade Federal da Bahia, 2013.
BERTISSOLO, Guilherme. Composição e cognição: Contribuições da cognição incorporada para a criação de estratégias para o compor. Revista Percepta, vol. 5, n. 1, 2017.
BROWER, Candace. A cognitive theory of musical meaning. Journal of Music Theory, v. 44, n. 2, p. 323–379, 2000.
CARDASSI, Luciane; BERTISSOLO, Guilherme. Shared musical creativity: teaching composer-performer collaboration. Revista Vórtex, Curitiba, v.8, n.1, p. 1-19, 2020.
CLARKE, Eric; DOFFMAN, Mark. Distributed Creativity: Collaboration and Improvisation in Contemporary Music. 2017.
DOFFMAN, Mark; CALVIN, Jean-Philippe. “Contemporary Music in Action: performer-composer collaboration within the conservatoire”. In CLARKE, Eric; DOFFMAN, Mark. Distributed Creativity: Collaboration and Improvisation in Contemporary Music. Oxford University Press, 2017.
FERNANDES, Ciane. Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa. Salvador: EDUFBA, 2018.
FERNANDES, Ciane. Em busca da escrita com dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, v. 2, n. 2, p. 18–36, 2013.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2 ed. revisada e ampliada. ed. São Paulo: Annablume, 2006.
FERNANDES, Ciane. Pesquisa somático-performativa: Sintonia, sensibilidade, integração. Art Research Journal/ Revista de Pesquisa em Arte, v. 1, n. 2, p. 76–95, 2014.
FERNANDES, Ciane. Princípios em movimento na pesquisa somático-performativa. In: SILVA, C. R. et al. (Ed.). Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC/ECA-USP, 2015. v. 3, n. 1, p. 81–95.
FERNANDES, Ciane. Quando o todo é mais que a soma das partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos da Presença - Brazilian Journal on Presence Studies, v. 5, n. 1, p. 9–38, 2015.
FITCH, Fabrice; HEYDE, Neil. “'Recercar' – the collaborative process as invention”, Twentieth-century music. Vol. 4 no.1, 2007. p. 71-95.
GRITTEN, Anthony; KING, Elaine. Music and Gesture. Hampshire/Burlington: Hashgate, 2006.
GRITTEN, Anthony; KING, Elaine. New perspectives of music and gesture. Hampshire/Burlington: Hashgate, 2011.
HAYDEN, Sam; WINDSOR, Luke. Collaboration and the composer: case studies from the end of the 20th century. Tempo, Cambridge, v. 61, n. 240, 2007. p. 28-39.
HURON, David. Sweet anticipation: music and the Psychology of expectation. Cambridge/MA: MIT Press, 2006.
JOHN-STEINER, Vera. Creative Collaboration. New York: Oxford University Press, 2000.
LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. Tradução: Maria da Conceição Parayba Campos. São Paulo: Ícone, 1990.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
LABAN, Rudolf. The language of movement. Boston: Plays Inc., 1974.
LADAGGA, Reinaldo. Estética da emergência: a formação de outra cultura das artes. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
LARSON, Steve. Musical Forces: Motion, Metaphor, and Meaning in Music. Bloomington: Indiana University Press, 2012.
LIMA, Paulo Costa. Cultural perspectives in music composition: the case of the composition movement in Bahia-Brazil. Orfeu, vol. 5, n. 1, 2020.
LIMA, Paulo Costa. Teoria e prática do compor I: diálogos de invenção e ensino. Salvador: EDUFBA, 2012.
MESTRE NENEL (MACHADO, Manoel Nascimento). BIMBA: um século da Capoeira Regional. Organizado por Lia Sfoggia. Salvador: EDUFBA, 2018.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2006.
NAGY, Zvonimir. Embodiment of Musical Creativity: the Cognitive and Performative Causality of Musical Composition. New York/London: Routledge, 2017.
SFOGGIA, Lia G. Corpos que são: a Capoeira Regional Reverberada em Processos Criativos em Arte. 163 p. Tese de Doutorado. Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA, 2019.
STYLES, Luke. Collaboration as Compositional Process: a Transdisciplinary Perspective. Doctoral thesis, Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance/City University London, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.