Estado de prontidão: pesquisa performativa e colaboração nos processos de criação interartística em "Converse"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v7i2.20296

Palavras-chave:

Pesquisa Performativa, Colaboração, Processos Criativos, Estado de Prontidão, Capoeira Regional

Resumo

Este artigo enfoca os processos de criação interartística colaborativa na obra Converse, para uma performer, piano e eletrônica/vídeo em tempo real, com duas projeções de vídeo. Considerando a escassez de trabalhos que abordam os processos artísticos de criação colaborativos para além dos relatos pessoais e/ou autoetnográficos, buscamos aqui desvelar um caminho metodológico que considera a imbricação entre teorias e práticas – conforme formulação de Lima –, numa abordagem colaborativa para a pesquisa performativa – conforme Haseman, Fernandes, Bacon e Midgelow –, mediada por um conceito oriundo de um contexto cultural: a Capoeira Regional.

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Biografia do Autor

Lia Gunther Sfoggia, Universidade Federal da Bahia

Lia Sfoggia é Doutora em Cultura e Sociedade, linha de Cultura e Arte, pelo POSCULT/UFBA, Mestre em Dança/UFBA, graduada em Dança/UERGS e Educação Física/UFRGS. Foi membro-fundadora do Grupo de Risco em Porto Alegre, tendo colaborado em diversos espetáculos. Atua como bailarina e coreógrafa, no ensino de composição coreográfica, dança contemporânea, capoeira e Pilates. Foi professora substituta na Escola de Dança da UFBA entre 2009 e 2011. Coreografou e interpretou obras em diversas cidades brasileiras, em Portugal (em turnê financiada pelo Ministério da Cultura) e nos Estados Unidos. Recebeu diversos prêmios em dança, como o Festival de Dança da Serra Gaúcha (2006), Yanka Rudzka (2010), Vivadança (2012) e a C.A.R.L. Residency (Barbara Culver Center of Arts em Riverside, California, 2012). Atualmente faz parte da direção da Fundação Mestre Bimba e é membro da Oficina de Composição Agora - OCA, uma associação civil que produz, registra e divulga música e arte contemporânea.

Guilherme Bertissolo, Universidade Federal da Bahia

Guilherme Bertissolo (natural de Porto Alegre, radicado em Salvador) é Mestre e Doutor em Composição pela Universidade Federal da Bahia, sob orientação de Paulo Costa Lima, com período Sanduíche na University of California, Riverside, sob orientação de Paulo C. Chagas. Sua música tem sido apresentada e gravada em diversas cidades brasileiras, na Europa (Alemanha, Portugal, Espanha), Estados Unidos e Canadá, por ensembles como Mivos Quartet, Ensemble cross.art, ABSTRAI Ensemble, Grupo Cron, GNU, Camará Ensemble, Duo Robatto, Grupo de Percussão da UFBA, e músicos/musicistas como Luciane Cardassi, Nina Jaunssen-Deinzer, Pedro Rodrigues, Vladimir Bomfim, entre muitos outros. Professor de Composição e Teoria Musical na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, ensinando na graduação e na pós-graduação. Coordenador de Produção e Difusão da Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, membro da OCA (Oficina de Composição Agora), diretor do projeto Música de Agora na Bahia e coeditor da ART Music Review.

Luciane Cardassi, Universidade Federal da Bahia

Luciane Cardassi é uma pianista brasileira/canadense. Foi Professora Visitante na Universidade Federal da Bahia entre 2018 e 2020. É doutora em Contemporary Music Performance pela University of California, San Diego (UCSD), Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Piano pela Universidade de São Paulo (USP). Luciane Cardassi explora o universo da música contemporânea através da colaboração e performance. Sua pesquisa enfoca a colaboração artística e música contemporânea para piano, publicando artigos e ensinando estratégias para aprender, criar, colaborar e tocar música do nosso tempo.

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Publicado

26-10-2020

Como Citar

GUNTHER SFOGGIA, L.; BERTISSOLO, G.; CARDASSI, L. Estado de prontidão: pesquisa performativa e colaboração nos processos de criação interartística em "Converse". ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. DOI: 10.36025/arj.v7i2.20296. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/20296. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte