O "Canto do Sertão" na "Bachiana nº 4": uma perspectiva sociomusicológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v7i2.21891

Palavras-chave:

Bachianas Brasileiras, linguagem musical, sertão nordestino

Resumo

O artigo traz um estudo da peça Coral Canto do Sertão, da Bachiana Brasileira nº 4, de Heitor Villa-Lobos. Trata-se de uma análise intramusical (ritmos e melodias) e também extramusical, considerando os fatores externos, como características físicas do sertão nordestino, como essas são internalizadas e ressignificadas na música. O estudo desenvolveu-se a partir do exame da partitura a fim de explorá-la sob uma perspectiva crítica, indo além da própria música, sem, portanto, sair dela. Sob uma abordagem musicológica (KERMAN, 2010; LOPES, 2014), foram identificados trechos (tropos) e frases (tópicas) que conduziram o tema (AGAWU; RATTEN, 1980), sendo observados como se moviam na música a fim de conferir-lhe o título sugerido: Canto do Sertão. Considerando a episteme musicológica e o exame documental, levantamos a discussão sobre até que ponto a música, em sua linguagem, pode trazer ou estabelecer pontos de identificação com a realidade da região abordada, o sertão nordestino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Judite Oliveira Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Ana Judite de Oliveira Medeiros é doutora em Ciências Sociais com pesquisa em Música pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, CCHLA, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, com intercâmbio na Universidade de Évora, Portugal, na área de Musicologia. Mestre em Ciências Sociais com pesquisa em Música pelo CCHLA/UFRN. Especialista em Educação pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas, CCSA, da UFRN. Graduada em Educação Artística com Habilitação em Música no CCHLA/UFRN, Departamento de Artes (DEA). Graduada em Piano pela Escola de Música, DEA/UFRN. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, nas áreas de regência coral, música e história da arte.

Maria Lúcia Bastos Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Maria Lúcia Bastos Alves possui graduação (1983) e mestrado (1993) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado na University of Roehampton, Reino Unido. Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Turismo. Tem experiência na área de Metodologia e Métodos de Pesquisa Social e Sociologia da Religião, com foco nos seguintes temas: religiosidade, turismo, religião, cultura e família. Atualmente coordena a Rede de Pesquisa em Turismo Religioso-NE em parceria com professores pesquisadores e colaboradores de nove estados do Nordeste brasileiro.

Eduardo Lopes, Universidade de Évora (UÉ)

Eduardo Lopes estudou bateria jazz e percussão clássica no Conservatório Superior de Roterdã, Holanda. Licenciado em Música pela Berklee College of Music, Estados Unidos, com Summa Cum Laude. Doutorado em Teoria da Música pela Universidade de Southampton, Reino Unido, sob orientação de Nicholas Cook. Realizou trabalho de pós-doutoramento no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Mantém atividade artística através de concertos nacionais e internacionais, com vários CDs editados. Autor e coordenador de publicações científicas, entre elas Perspectivando o ensino do instrumento musical no séc. XXI, Pluralidade no ensino do instrumento musical, Tópicos de pesquisa para a aprendizagem do instrumento musical e Percursos de investigação no séc. XXI para o ensino do instrumento musical. Coordenador do polo CESEM UÉ – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, e Professor Associado com Agregação no Departamento de Música da Universidade de Évora.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ANDRADE, Clarissa. A gazeta musical: positivismo e missão civilizadora nos primeiros anos da República no Brasil. São Paulo: Unesp, 2015.

ANGENOT, Marc. Glossa?rio da cri?tica contempora?nea. Lisboa: Comunicac?a?o, 1984.

APPLEGATE, Celia. How German Nationalism Is It. Nationalism and the idea of Serious Music in the Early Nineteenth Century. 19th-Century Music, [Oakland, CA], v. 21, n. 3, p. 247-296, 1998.

BAKHTIN, Mikail M. Speech Genres and Other Later Essays. Austin: University of Texas Press, 1986.

BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem. In: BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Sa?o Paulo: Editora 34, 2011. p. 49-73.

BOLIGIAN, Levon; MARTINEZ, Rogério; GARCIA, Wanessa; ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2005.

BURMEISTER, Joachim. Musica poetica (1606). Paris: Mardaga, 2007.

CALDAS, Waldenir. Iniciação à música popular brasileira. São Paulo: Amarilys, 2010.

CANDÉ, Roland de. História universal da música. São Paulo: Martins Fontes, 1995. v.1.

CAPLIN, William E. Classical Form: a theory of formal functions for the music of Haydn, Mozart, and Beethoven. Oxford: Oxford University Press, 1998.

CASCUDO, Luiz da Câmara. Mouros, judeus e franceses, três presenças no Brasil. 3. ed. São Paulo: Global, 2001.

COSTA LIMA, Marcos; NASCIMENTO, Angela (org.). O Nordeste brasileiro em questão: uma agenda para reflexão. Recife: Editora UFPE, 2014.

COSTA, Rogério Haesbaert. Latifúndio e identidade regional. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

DINIZ, André. Almanaque do choro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

DUCROT, Oswald; TODOROV, Tzvetan. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2001.

FELICE, Regina. Referênciais neoclássicos e originalidade nas Bachianas Brasileiras nº 4 de Heitor Villa-Lobos. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2016.

FREYRE, Gilberto. Nordeste. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio; Recife: Fundarpe, 1985.

HATTEN, Robert S. Musical meaning in Beethoven: markedness correlation, and interpretation. Bloomington: Indiana University Press, 1994.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1982.

HUMBOULDT, Alexander von; BONPLAND, Aimé. Personal narrative of travels to the equinoctial regions of America, during the year 1799-1804. Boston: Library Consortium Member Libraries, 2016.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. Valério Rohden e U. Baldur. São Paulo: Ed. Abril, 1980.

KERMAN, Joseph. Contemplating music: challenges to musicology. Harvard: Harvard University Press, 2010. p. 31-108.

KIEFER, Bruno. Heitor Villa-Lobos e o modernismo brasileiro. Porto Alegre: Movimento, 1986.

LOPES, Eduardo. Investigac?a?o em Interpretac?a?o Musical: paradigmas e o conceito de narrativas mu?ltiplas. In: ZURBACH, Christine; FERREIRA, José Alberto (org.). Investigac?a?o e(m) Artes: perspectivas. E?vora: Escola de Artes, Universidade de E?vora, p. 23-36, 2014.

LOQUE, Arcanjo Júnior. As representações na nacionalidade musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína, Araguaína, v. 2, 2010.

MARIZ, Vasco. Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro. São Paulo: Zahar, 1977.

MEDEIROS, Ana Judite de Oliveira. O sertão imaginado nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. 2020. 196f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

MEDEIROS, Ana Judite de Oliveira; LOPES, Eduardo. (2019). O Sertão imaginado na Ária “Cantiga” das Bachianas Brasileiras. ERAS: Revista europeia de estudos artísticos: European Review of Artistic Studies, v. 10, n. 2, p. 42-63, 2019.

MEYER, Leonard. Emotion and meaning in music. Chicago: University of Chicago Press, 1956.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

MONELLE, Raymond. The sense of music: semiotic essays. New Jersey: Princeton University Press, 2006.

NÓBREGA, Adhemar. Bachianas Brasileiras. Editora Apex, Museu Villa-Lobos, Rio de Janeiro, 1971.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 5. ed. Sa?o Paulo: Brasiliense, 2006.

PIEDADE, Aca?cio T. de C. A teoria das to?picas e a musicalidade brasileira: reflexo?es sobre a retoricidade. El oi?do pensante, Buenos Aires, v. 1, n. 1, p. 1-23, 2013.

PIEDADE, Acácio T. de C. Música instrumental brasileira e fricção de musicalidades. In: TORRES, Rodrigo (org.). In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DEL IASPM, 2., 1999, Santiago de Chile. Anais [...]. Santiago de Chile: Fondart, 1999, p. 383-398.

PIEDADE, Aca?cio T. de C.; MOREIRA, Gabriel F. Estrutura em Villa-Lobos: uma ana?lise do prelu?dio das Bachianas Brasileiras no 4. Revista da Pesquisa, Floriano?polis, , v. 3, n. 1, p. 1-24, 2007.

PIEDADE, Acácio. Brazilian jazz and friction of musicalities. In: ATKINS, E. Taylor (ed.). Planet Jazz. Jackson: University Press of Mississippi, 2003. p. 41-58.

PIEDADE, Acácio. Expressa?o e sentido na mu?sica brasileira: reto?rica e ana?lise musical. Revista eletro?nica de musicologia, Curitiba, , v. 11, p. 1-11, 2007.

PIEDADE, Acácio. To?picas em Villa-Lobos: o excesso bruto e puro. In: SIMPO?SIO INTERNACIONAL VILLA-LOBOS, 11., 2009, Sa?o Paulo. Anais [...]. São Paulo: ECA/USP, 2009, p. 127- 147.

RATNER, Leonard G. Classic Music: expression, form, and style. New York: Schirmer, 1980.

RINGER, Fritz. Max Weber’s methodology. Cambridge: Harvard University Press, 2004.

SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais. Campinas: UNICAMP, 2009.

SILVA, Neusiene Medeiros da; ANDRADE, Anna Je?ssica Pinto de; ROZENDO, Cimone. “Profetas da chuva” do Serido? potiguar, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emi?lio Goeldi. Cie?ncias Humanas, v. 9, n. 3, p. 773-795, set./dez. 2014.

TARASTI, E. Villa-Lobos: the life and works, 1887-1959. Jefferson: McFarland, 1995.

WEBER, Max. Essays in Sociology. Oxford: Oxford University Press, 1989. p. 129-156.

Downloads

Publicado

10-12-2020

Como Citar

OLIVEIRA MEDEIROS, A. J.; BASTOS ALVES, M. L.; TAVARES LOPES, E. J. O "Canto do Sertão" na "Bachiana nº 4": uma perspectiva sociomusicológica. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. DOI: 10.36025/arj.v7i2.21891. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/21891. Acesso em: 24 abr. 2024.