Refazer o corpo, esculpir afetos ou o que aprendemos com Antonin Artaud
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v8i1.21918Palavras-chave:
Cena-corpo, Artaud, Decolonização, Afetos, AutoficçãoResumo
O pensamento sobre o corpo se coloca contemporaneamente no centro das reflexões sobre a arte, sobre o sujeito, suas experiências, sua singularidade, em toda complexidade de nosso estar no mundo. Um corpo feito de intensidades, um bloco denso de afetos, dono de um saber que coloca em dúvida a construção de nossa subjetividade. Esse corpo ultrapassa o familiar em nós, nos atravessa, provocando experiências para além do corpo sensível. Neste ensaio, observa-se na gênese de uma cena-corpo autoficcional tentativas de insurreição e de decolonização das estruturas de subjetivação do corpo sensível, em direção à liberdade da "dança às avessas” performada por corpos impróprios, conforme nos instigou Artaud, em seu Teatro da Crueldade.
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