As linhas poéticas da educação e da pesquisa em Jorgge Menna Barreto e Ricardo Basbaum
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v8i1.22347Palavras-chave:
Artes Visuais, Arte Contemporânea, Pesquisa Artística, Virada Educacional, DiscursividadeResumo
Ricardo Basbaum e Jorgge Menna Barreto são artistas, pesquisadores e professores universitários, têm um corpo teórico consistente de textos, incluindo dissertação e tese, se engajam em publicações, oficinas e palestras. Eles ilustram a conexão entre a universidade e os mais variados circuitos da arte através da educação e da pesquisa, até o momento em que essas questões não são apenas condições institucionais, mas são, antes, qualidades constitutivas de seus projetos poéticos. Assim, o propósito deste estudo, a partir de uma perspectiva historiográfica da arte, é delimitar a importância para a arte contemporânea das linhas poéticas tanto da educação quanto da pesquisa, ambas parte de um fenômeno maior de interesse da arte sobre o conhecimento.
Downloads
Referências
BARRETO, Jorgge Menna. Anotac?o?es sobre uma certa inclinac?a?o educativa de em uma trajeto?ria (supostamente) arti?stica. Urbânia, n. 5, São Paulo, 2014, p. 214-223.
BARRETO, Jorgge Menna. Exerci?cios de leitoria. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2012.
BARRETO, Jorgge Menna. Lugares moles. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2007.
BASBAUM, Ricardo. Carbono entrevista Ricardo Basbaum. Entrevista concedida a Marina Fraga. Revista Carbono, n. 2, Rio de Janeiro, 2013a. Disponível em: https://bit.ly/2YIBJDQ. Acesso em: 23 out. 2016.
BASBAUM, Ricardo. Amo os artistas etc. In: ___. Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013b, p. 167-170.
BASBAUM, Ricardo et al. Roteiro conversa coletiva: re-projetando (belo horizonte). In: BASBAUM, Ricardo; MARQUEZ, Renata (org.). conjs., re-bancos*: exercícios&conversas. Catálogo de exposição. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2012, p. 30-51.
BEUYS, Joseph. I Am Searching for Field Character. In: KUONI, Carin (org.). Energy Plan for the Western Man: Writings by and Interviews with the Artist: Joseph Beuys in America. New York: Four Walls Eight Windows, 1990, p. 21-23.
BEUYS, Joseph. A revolução somos nós. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (org.). Escritos de Artistas. Anos 60/ 70. Rio de Janeiro: Zahar, 2009, p. 300-324.
BEUYS, Joseph; BÖLL, Heinrich. Manifesto on the Foundation of a “Free International School for Creativity and Interdisciplinary Research”. In: TISDALL, Caroline. Art into Society, Society into Art: Seven German Artists. London: Institute of Contemporary Art, 1974, p. 49-50.
BISHOP, Claire. Antagonism and Relational Aesthetics. October, n. 110, p. 51-79, Fall 2004.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2010.
FILLIOU, Robert. Teaching and Learning as Performing Arts. New York: Kasper König, 1970.
HOFF, Mônica. A virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto de arte brasileiro. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
HOFFMAN, Jens (ed). The Next Documenta Should Be Curated By An Artist. e-flux Projects. 2004. Disponível em: https://bit.ly/34GXdEU. Acesso em: 23 jan. 2016.
HONORATO, Cayo. A formação do artista: conjunções e disjunções entre arte e educação. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
KAPROW, Allan. Essays on the Blurring of Art and Life. Organização de Jeff Kelley. Los Angeles: University of California Press, 1993.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios, n. 17, p. 128-137, EBA/ UFRJ, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://bit.ly/34JC794. Acesso em: 26 jan. 2016.
KWON, Miwon. One Place After Another: Site-specific Art and Locational Identity. Cambridge: MIT Press, 2002.
NELUND, Sidsel. Acts of Research: Knowledge Production in Contemporary Art between Knowledge Economy and Critical Practice. Tese (Doutorado em Artes e Estudos Culturais) – Institut for Kunst og Kulturvidenskab, University of Copenhagen, Copenhagen, 2014.
O’NEILL, Paul; WILSON, Mick (ed.). Curating and the Educational Turn. London: Open Editions, 2010.
ROGOFF, Irit. Turning. In: O’NEILL, Paul; WILSON, Mick (ed.). Curating and the Educational Turn. London: Open Editions, 2010, p. 32-46.
VIDOKLE, Anton. From Exhibition to School. Notes from unitednationsplaza. In: MADOFF, Steven Henry (ed.). Art School: Propositions for the 21st Century. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2009, p. 189-200.
VIDOKLE, Anton. Exhibition as School in a Divided City. In: VIDOKLE, Anton; WALDVOGEL, Florian; EL-DAHAB, Mai Abu (ed.). Notes for an Art School: Manifesta 6. 2006. Disponível em: https://bit.ly/32CCBuG. Acesso em: 4 jan. 2016.
ZACCAGNINI, Carla. Dissertação: a obra como lugar do texto, o texto em lugar da obra. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vagner Godói (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.