As linhas poéticas da educação e da pesquisa em Jorgge Menna Barreto e Ricardo Basbaum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v8i1.22347

Palavras-chave:

Artes Visuais, Arte Contemporânea, Pesquisa Artística, Virada Educacional, Discursividade

Resumo

Ricardo Basbaum e Jorgge Menna Barreto são artistas, pesquisadores e professores universitários, têm um corpo teórico consistente de textos, incluindo dissertação e tese, se engajam em publicações, oficinas e palestras. Eles ilustram a conexão entre a universidade e os mais variados circuitos da arte através da educação e da pesquisa, até o momento em que essas questões não são apenas condições institucionais, mas são, antes, qualidades constitutivas de seus projetos poéticos. Assim, o propósito deste estudo, a partir de uma perspectiva historiográfica da arte, é delimitar a importância para a arte contemporânea das linhas poéticas tanto da educação quanto da pesquisa, ambas parte de um fenômeno maior de interesse da arte sobre o conhecimento.

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Biografia do Autor

Vagner Godói, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Franca

Vagner de Godói Souza é pós-doutorando no departamento de História da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Franca, e membro colaborador do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Universidade de Lisboa (CIEBA-FBAUL). Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA USP). Possui graduação em Design Gráfico pela Unesp, campus de Bauru. Vem estudando a história da Pesquisa em Arte e Design a partir de uma perspectiva pós-estruturalista e dos estudos culturais.

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Publicado

21-06-2021

Como Citar

DE GODÓI SOUZA, V. As linhas poéticas da educação e da pesquisa em Jorgge Menna Barreto e Ricardo Basbaum. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. DOI: 10.36025/arj.v8i1.22347. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/22347. Acesso em: 21 dez. 2024.