Podemos existir de outra forma: o espetáculo "Protocolo Elefante" do Grupo Cena 11 como materialização de outro modo de existência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v8i1.24669

Palavras-chave:

Dança contemporânea, Processo de criação, Heteronomia, Política, Alteridade

Resumo

Em tempos sombrios como os de hoje a arte ganha relevância particular por sua capacidade de materializar realidades divergentes das existentes no aqui e agora do mundo. Este artigo discute o espetáculo Protocolo Elefante do Grupo Cena 11 Companhia de dança e tenta reconhecer como o trabalho revela outros modos de existências, e outras formas de relação entre um e outro, que tanto informam a realidade sob a qual vivemos, quanto expandem nossa capacidade de imaginar e de fabular outros mundos. Neste estudo, a arte é compreendida como recurso de insurgência política.

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Biografia do Autor

Paloma Bianchi, Coletivo Mapas e Hipertextos

Artista da dança, pesquisadora, professora e curadora, Paloma Bianchi é graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP e Doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua no Coletivo Mapas e Hipertextos desde 2013, e no Projeto Corpo, Tempo e Movimento desde 2014. Nos últimos anos vem desenvolvendo trabalhos solos na intersecção entre dança, performance e artes visuais. Se interessa por alianças entre humanos e não-humanos.

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Publicado

10-08-2021

Como Citar

BIANCHI, P. Podemos existir de outra forma: o espetáculo "Protocolo Elefante" do Grupo Cena 11 como materialização de outro modo de existência. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. DOI: 10.36025/arj.v8i1.24669. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/24669. Acesso em: 18 abr. 2024.