As histórias efêmeras e evocativas das danças cubanas
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v8i2.26006Palavras-chave:
dança, artes cubanas, revolução, historiografia, arte e políticaResumo
Em entrevista concedida a Igor Lemos Moreira, a historiadora estadunidense Elizabeth Schwall reflete sobre o papel da dança cubana no contexto revolucionário da ilha. Especialista na interface entre artes e política nas Américas, Schwall discorre sobre aspectos teórico-metodológicos de estudas as artes performances na historiografia, os diferentes processos que envolveram a institucionalização de dança pelo governo revolucionário cubano e as histórias interconectadas entre exilados e artistas que apoiadores da revolução. Ao longo da entrevista, realizada remotamente, percebe-se que além de um campo profícuo a historiografia da arte, o estudo da dança cubana no século XX possibilita refletir acerca das conexões globais e entrelaçadas entre política, sociedade, arte e indivíduos.
Downloads
Referências
BURDSALL, Lorna. More than Just a Footnote: Dancing from Connecticut to revolutionary Cuba. Quebec: AGMV Marquis, 2001.
CALERO, Sonia. Interview with Elizabeth Schwall, Miami, Florida. December 5, 2013.
DE LA FUENTE, Alejandro. A Nation for All: Race, Inequality, and Politics in Twentieth-Century Cuba. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2001.
GUERRA, Lillian. Visions of Power in Cuba: Revolution, Redemption, and Resistance, 1959-1971. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2012.
GUILLERMOPRIETO, Alma. La Habana en un espejo. Barcelona: Literatura Random House, 2018.
JOHN, Suki. Contemporary Dance in Cuba: Técnica Cubana as Revolutionary Movement. Jefferson, NC: McFarland, 2012.
KENYON, Kathryn. “Cuban Ballet’s ‘Giselle’ Is Success Despite Defections.” Los Angeles Times, November 17, 1966, p. D22.
LAMBE, Jennifer. Madhouse: Psychiatry and Politics in Cuban History. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2017.
LEAL, Rine. Teatro Escambray. Havana: Editorial Letras Cubanas, 1978.
MARTÍNEZ, Caridad. Interview with Elizabeth Schwall. New York City, New York. January 18, 2019.
MIRABAL, Elizabeth; VELAZCO, Carlos. Hablar de Guillermo Rosales. Miami: Editorial Silueta, 2013.
MOORE, Robin. Music and Revolution: Cultural Change in Socialist Cuba. Berkeley: University of California Press, 2006.
SCHWALL, Elizabeth. Coordinating Movements: The Politics of Cuban-Mexican Dance Exchanges, 1959-1983. Hispanic American Historical Review, v. 97, n. 4, p. 681-716, 2017.
SCHWALL, Elizabeth. A Spectacular Embrace: Dance Dialogues between Cuba and the Soviet Union, 1959-1973. Dance Chronicle, v. 41, n. 3, p. 275-302, 2018.
SERRA, Ana. The “New Man” in Cuba: Culture and Identity in the Revolution. Gainesville: University Press of Florida, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.