As histórias efêmeras e evocativas das danças cubanas
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v8i2.26006Palavras-chave:
dança, artes cubanas, revolução, historiografia, arte e políticaResumo
Em entrevista concedida a Igor Lemos Moreira, a historiadora estadunidense Elizabeth Schwall reflete sobre o papel da dança cubana no contexto revolucionário da ilha. Especialista na interface entre artes e política nas Américas, Schwall discorre sobre aspectos teórico-metodológicos de estudas as artes performances na historiografia, os diferentes processos que envolveram a institucionalização de dança pelo governo revolucionário cubano e as histórias interconectadas entre exilados e artistas que apoiadores da revolução. Ao longo da entrevista, realizada remotamente, percebe-se que além de um campo profícuo a historiografia da arte, o estudo da dança cubana no século XX possibilita refletir acerca das conexões globais e entrelaçadas entre política, sociedade, arte e indivíduos.
Downloads
Referências
BURDSALL, Lorna. More than Just a Footnote: Dancing from Connecticut to revolutionary Cuba. Quebec: AGMV Marquis, 2001.
CALERO, Sonia. Interview with Elizabeth Schwall, Miami, Florida. December 5, 2013.
DE LA FUENTE, Alejandro. A Nation for All: Race, Inequality, and Politics in Twentieth-Century Cuba. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2001.
GUERRA, Lillian. Visions of Power in Cuba: Revolution, Redemption, and Resistance, 1959-1971. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2012.
GUILLERMOPRIETO, Alma. La Habana en un espejo. Barcelona: Literatura Random House, 2018.
JOHN, Suki. Contemporary Dance in Cuba: Técnica Cubana as Revolutionary Movement. Jefferson, NC: McFarland, 2012.
KENYON, Kathryn. “Cuban Ballet’s ‘Giselle’ Is Success Despite Defections.” Los Angeles Times, November 17, 1966, p. D22.
LAMBE, Jennifer. Madhouse: Psychiatry and Politics in Cuban History. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2017.
LEAL, Rine. Teatro Escambray. Havana: Editorial Letras Cubanas, 1978.
MARTÍNEZ, Caridad. Interview with Elizabeth Schwall. New York City, New York. January 18, 2019.
MIRABAL, Elizabeth; VELAZCO, Carlos. Hablar de Guillermo Rosales. Miami: Editorial Silueta, 2013.
MOORE, Robin. Music and Revolution: Cultural Change in Socialist Cuba. Berkeley: University of California Press, 2006.
SCHWALL, Elizabeth. Coordinating Movements: The Politics of Cuban-Mexican Dance Exchanges, 1959-1983. Hispanic American Historical Review, v. 97, n. 4, p. 681-716, 2017.
SCHWALL, Elizabeth. A Spectacular Embrace: Dance Dialogues between Cuba and the Soviet Union, 1959-1973. Dance Chronicle, v. 41, n. 3, p. 275-302, 2018.
SERRA, Ana. The “New Man” in Cuba: Culture and Identity in the Revolution. Gainesville: University Press of Florida, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elizabeth Schwall, Igor Lemos Moreira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.