As damas rebeldes: pedagogias insurgentes nas danças de salão

Autores

  • Paola de Vasconcelos Silveira Instituto Federal Fluminense (IFF)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v9i2.28707

Palavras-chave:

dança de salão;, gênero, dama rebelde, pedagogias em dança

Resumo

O artigo emerge com o objetivo de registrar e analisar cinco trajetórias de professoras mulheres nas danças de salão engajadas em propostas pedagógicas insurgentes. Trazendo a imagem da “dama rebelde” como dispositivo provocativo que auxilia a pensar os padrões cisheternormativos-patriarcais e coloniais nas danças de salão. Desse modo, através das vozes dessas professoras apresento como tem sido abordada a formação das mulheres nesse espaço e quais as alternativas pedagógicas criadas por elas ao promoverem experiências mais plurais, igualitárias e diversificadas nesse espaço. Sendo assim, vemos proposições singulares sendo criadas que acreditam na dança a dois como uma prática de transformadora social. Destituindo os papéis na dança de uma correlação com os gêneros dos participantes, desconstruindo a dramaturgia heterossexual, promovendo processos de autônima e respeito as singularidades dos participantes e apontando para uma condução na dança baseada no princípio da escuta ao invés da ação. 

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Biografia do Autor

Paola de Vasconcelos Silveira, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Paola Vasconcelos é Doutora em Artes Cênicas (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO), abordando em sua tese os papéis de gênero na dança de salão. Licenciada em Dança e Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, suas pesquisas permeiam a área da dança de salão, especialmente do tango, e da dança contemporânea, com foco em temáticas feministas e queer. Diretora, bailarina e roterista da websérie Enlace (2021), contemplada pelo prêmio Fumproarte de apoio a dança. Criadora da performance La Bruja (2019) e diretora e bailarina do espetáculo Corpobolados (2015), realizou circulação através do edital do Pró-cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul), recebeu o Prêmio Açorianos de dança nas categorias melhor bailarina e melhor coreografia.

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Publicado

06-12-2022

Como Citar

SILVEIRA, P. de V. As damas rebeldes: pedagogias insurgentes nas danças de salão. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022. DOI: 10.36025/arj.v9i2.28707. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28707. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Dramaturgias e Epistemologias Insurgentes na Dança