Ensino de dança na escola: reforma do ensino médio, disciplinamento e biopolítica
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v9i2.28861Palavras-chave:
ensino da dança, reforma do ensino médio, biopolítica e dança, experiência docente, corpos insurgentesResumo
O presente estudo é motivado por experiências em Educação, observando o lugar secundário da dança no currículo escolar. A partir de um breve olhar histórico, discutem-se potencialidades e dificuldades que a dança enfrenta nas escolas públicas, analisando a situação do Ensino Médio em uma Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do interior de Santa Catarina. Mesmo com a reforma do Ensino Médio, a dança ainda não é contemplada como componente curricular específico e instiga os pesquisadores sobre este tema. A metodologia utilizada neste estudo abrange pesquisa bibliográfica e informações contextuais sobre a dança na CRE escolhida. Os conceitos de corpo, biopoder, biopolítica e cuidado de si, de Michel Foucault e a noção de educação como exercício de liberdade, de Paulo Freire, são referenciais que subsidiam o desenvolvimento do artigo. A discussão mostra o quanto é urgente que a escola reveja como tem tratado a dança enquanto componente fundamental da Educação.
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