Mobilizando o conceito de interseccionalidade à luz da obra de Lélia Gonzalez: três estudos de caso em dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v9i2.28902

Palavras-chave:

dança, interseccionalidade, Lélia Gonzalez, racismo, corpo negro

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a trajetória de três artistas de dança negros buscando compreender como os marcadores sociais de classe, raça e gênero tem operado na constituição de suas carreiras, favorecendo ou desfavorecendo mobilidade social e profissional. Apresenta uma leitura do conceito de interseccionalidade a partir da obra da intelectual negra Lélia Gonzalez, tecendo relações com pesquisas em dança na busca de uma práxis decolonial.

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Biografia do Autor

Suzane Weber da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Associada no Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil. Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Doutora em Études et pratiques des arts, na Université du Québec, Montreal (UQAM), Canadá. Professora no Programa de Artes Cênicas. Pesquisa de pós-doutorado na Coventry University, Inglaterra. Dançarina e coreógrafa.

Anielle Lemos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Docente titular de Educação Física no Grupo Marista, Florianópolis, Brasil. Doutoranda no Programa de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil. Mestre pelo Programa Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Coreógrafa e dançarina.

Manoel Gildo Alves Neto, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professor Auxiliar no Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil. Dançarino e coreógrafo.

Luciano Correa Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Docente colaborador no Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil. Doutorando no Programa de Artes Cênicas na UFRGS. Dançarino e coreógrafo.

Monica Fagundes Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Associada no Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil. PhD em Études et pratiques des arts, na Université du Québec (UQAM), Montreal, Canadá. Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Pesquisa de pós-doutorado na Coventry University, Inglaterra. Dançarina.

Claudia Muller Sachs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Adjunto no Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil. PhD em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Brasil. Estudou na École International de Thèatre Jacques Lecoq, Paris, França. Atriz, diretora.

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Publicado

06-12-2022

Como Citar

SILVA, S. W. da; LEMOS, A.; ALVES NETO, M. G. .; TAVARES, L. C. .; DANTAS, M. F.; SACHS, C. M. . Mobilizando o conceito de interseccionalidade à luz da obra de Lélia Gonzalez: três estudos de caso em dança. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022. DOI: 10.36025/arj.v9i2.28902. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28902. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Dramaturgias e Epistemologias Insurgentes na Dança