O artivismo de “Flecha”: criação e composição em dança
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v9i2.29020Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, Envelhecimento, Espiritualidade, DançaResumo
Pesquisa construída a partir das temáticas sexualidade, espiritualidade e do processo de envelhecimento, conectados com a prática pedagógica de um artista-docente. Seus desdobramentos revelam a construção do processo criativo e poético em Dança. Das marcações identitárias do artista-pesquisador, investigamos o tema do trabalho a partir de experimentações reunindo improvisações com roteiro e reflexões, registradas em um diário de campo. A metodologia se deu a partir da A/r/tografia e do diálogo entre uma escrita poética e a práxis artística. A obra Flecha articulou saberes acadêmicos e experienciais a partir da perspectiva do Artivismo e de uma visão crítica do contexto contemporâneo. Concluímos da necessidade de uma Pedagogia que dê voz à diversidade dos corpos na Dança, sobretudo a partir dos marcadores sociais da (homo)sexualidade e do envelhecimento, atrelados a toda a contribuição do povo negro e da ancestralidade africana. O corpo é político e pode ser colorido, negro e envelhecer dançando.
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