Encruzilhada entre danças populares e dança contemporânea

Autores

  • Ewellyn Elenn de Oliveira Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Marcilio de Souza Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0002-2034-0796

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v9i2.30491

Palavras-chave:

corpo, cultura, dança, encruzilhada

Resumo

Resenha do livro Corpo limiar e encruzilhadas: processo de criação na dança, de autoria de Renata Lima da Silva. O livro é fruto da tese de doutorado defendido no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. A obra discute sobre corpo, movimento e cultura para se pensar a Dança brasileira contemporânea. Experiências artísticas, vivências de campo e história pessoal vão se fundindo no decorrer da obra que é encruzilhada pelo personagem de José Firmino. Os modos de fazer da dança contemporânea são abordados sob o viés das matrizes da cultura popular vivenciadas pela autora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewellyn Elenn de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Indígena em processo de retomada identitária. Juremeira, candomblecista, capoeirista angoleira. Performer no grupo Pé de Maré, professora, compositora, entusiasta da imagem e do audiovisual. Graduada em Licenciatura em Dança pela universidade Federal da Paraíba. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Marcilio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-Doutor em Artes (UNESP “Júlio Mesquita Filho”), Doutor em Educação (FRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN) e do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR); é professor dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArc) e Pós-Graduação em Ensino de Artes (PROFARTES) da UFRN. E-mail: marciliov26@hotmail.com; souvyer@yahoo.com.br.

Referências

CALLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva, 1997.

SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia. Rio de Janeiro: Mauad X, 2002.

SILVA, Renata de Lima. Corpo limiar e encruzilhadas: processo de criação na dança. Goiânia: Editora UFG, 2016.

Downloads

Publicado

12-12-2022

Como Citar

LIMA, E. E. de O.; VIEIRA, M. de S. Encruzilhada entre danças populares e dança contemporânea. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022. DOI: 10.36025/arj.v9i2.30491. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/30491. Acesso em: 28 mar. 2024.