Platinidades, literatura e diálogos no processo criativo da canção "Gaucho" de Mateus Porto e Juliano Guerra
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v10i2.31318Palavras-chave:
canção brasileira, cancioneiro gaúcho, milonga, processos criativos, música popularResumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo criativo da canção Gaucho de Juliano Guerra e Mateus Porto. Acreditando nas potencialidades e possibilidades de se fazer pesquisa do ponto de vista da criação artística adotou-se uma metodologia afim com a pesquisa artística. Discutiram-se questões que surgem a partir dos movimentos que deram origem à canção citada, assim como pontos disparadores dessa criação. Assim, foi possível pensar sobre uma filiação entre o objeto de pesquisa e as músicas dos países vizinhos Argentina e Uruguai, ou seja, a presença de elementos de uma sonoridade platina. Em um segundo momento, explorou-se o diálogo da canção com o poema Martin Fierro de José Hernández, pensando, a partir disso, nas relações da canção popular brasileira com a literatura. Ao final apresentaram-se resultados condizentes com a metodologia adotada, relacionando a canção com elementos violonísticos e a presença de uma literatura platina na composição discutida.
Downloads
Referências
BALDI, Armando Dogomar González. José Hernández y Jorge Luis Borges: “Martín Fierro” y “El Fin”, un caso de intertextualidad explícita y dialógica divergente. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras). – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
BORGDORFF, H. O conflito das faculdades: sobre teoria, prática e pesquisa em academias profissionais de artes. Tradução: Daniel Lemos Cerqueira. Opus, v. 23, n. 1, p. 314-323, abr. 2017.
BRAGAGNOLO, B.; PELLEGRIM SANCHEZ, L. Pesquisa artística no Brasil: mapas, caminhos e trajetos. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2022.
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da
modernidade. Tradução: Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2015.
COELHO, Luciano (diretor). A Linha Fria do Horizonte. Curitiba: Linha Fria Filmes. 1 DVD (98 min). 2014
DAVID, Sergio Lyra. O latin jazz como processo criativo: fronteiras e encontros. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
ESCUDEIRO, Daniel Alexander de Souza. Aporia: um caminho para composição musical intertextual. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
FERREIRA, Clarissa Figueiró. Campeirismo musical e os festivais de música nativista do sul do Brasil: a (pós)modernidade (re)construindo o “gaúcho de verdade”. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
GUTFREIND, I; REICHEL, H. J. As raízes históricas do Mercosul: A Região Platina Colonial. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1996.
LÓPEZ-CANO, R.; SAN CRISTÓBAL, Ú. Investigación artística en música: problemas, métodos, paradigmas, experiencias y modelos. Barcelona: Fonca-Esmuc, 2014. Disponível em: http://invartistic.blogspot.com.es/. Acesso em: 4 jul. 2018.
MORAES, Mateus Porto. A voz de um milongueiro não morre: o violão na milonga do sul do Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.
NASCIMENTO, Ismael Lima do. O idiomatismo na obra para violão solo de Sebastião Tapajós. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2013.
NUNES, Thais. A Sonoridade Específica do Clube da Esquina. Sonora, Campinas, n. 2., 2005.
PANITZ, Lucas Manassi. Redes musicais e [re]composições territoriais no Prata: por uma Geografia da Música em contextos multi-localizados. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
PÉREZ FERNÁNDEZ, Rolando Antonio. La Binarización de los ritmos ternários africanos em América Latina. Havana: Ediciones Casa de las Americas, 1986.
RAMIL, Vitor. A estética do frio. Pelotas: Satolep Livros, 2004.
SOSA, Marcos Vladimir Miraballes. A milonga no redemoinho da canção popular: Bebeto Alves e Vitor Ramil. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
TINÉ, Paulo José de Siqueira. Procedimentos modais na música brasileira: do campo étnico do Nordeste ao popular da década de 1960. 2009. Tese (Doutorado em Musicologia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
WISNIK, José Miguel. Sem Receita. São Paulo: Publifolha, 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo Tiné, Mateus Porto (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.