Romanesca em movimento: a itinerância de um "schema"
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v10i1.31581Palavras-chave:
romanesca, contraponto, estilo galante, música, schemaResumo
O presente texto demonstra a mudança de posição do uso do esquema de contraponto (schema) intitulado Romanesca, ao longo do século XVIII. A trajetória de sua utilização passa de procedimento de abertura temática para posições diversas na estrutura do repertório instrumental e vocal. Aparentemente, a sua recorrência, sobretudo neste último caso, sugere implicações tópicas que, paulatinamente, lhe retiraram a forte conotação de fórmula de abertura musical, pertencente ao repertório setecentista, o chamado Estilo Galante, tal como apresentado e explicado por Robert Gjerdingen. O artigo concentra-se na constatação dessa variabilidade de uso e sugere que no processo de amadurecimento de seu uso, a Romanesca pode ter sido um expediente de construção sintática com direcionamento a sentidos diversos, conforme o projeto criativo em que estivesse inserida.
* Fomento à pesquisa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM.
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- 03-06-2023 (3)
- 29-05-2023 (2)
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