Choque entre formas: em busca de uma didática interartes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i1.32076

Palavras-chave:

música, pintura, docência interartes, docência em arte

Resumo

Busca-se, neste texto, lançar luzes à discussão sobre docência de Arte, no que tange possíveis diálogos entre modalidades artísticas, particularmente, música e pintura. A partir do contato com teóricos de diferentes espectros do estudo da arte, da educação e de suas interfaces (Souriau, Pareyson, Barbosa, Swanwick e Didi-Hubermann, entre outros), propõe-se a descrição metodológica de uma didática interartes, em três tempos, visando a extrair possibilidades de conhecimento e de criação do/no contato entre música e pintura. No decorrer do texto, elabora-se reflexões sobre a docência de Arte por parte de licenciados em Música e de licenciados em Artes Visuais e o desafio de cruzar consistentemente fronteiras disciplinares. Espera-se que este percurso teórico (com pretensões práticas) fomente possibilidades fecundas de diálogos interdisciplinares em Arte, entendida tanto em sua inserção como disciplina da Educação Básica, quanto em um espectro mais amplo que contemple as diferentes modalidades artísticas exercidas na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Alexandre Siqueira de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Alexandre Siqueira de Freitas é pianista, professor do Programa de Pós-Graduação em Artes e do Departamento de Teoria da Arte e Música na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor em Artes/Música pela Universidade Paris-Sorbonne e pela Universidade de São Paulo (regime de dupla-titulação), Mestre em Musicologia pela Universidade de Toulouse e Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi articulista cultural do site da revista CartaCapital, autor de inúmeros artigos acadêmicos e dos livros Rencontre des Arts (Harmattan, 2015) e Ressonâncias: relações entre música e pintura (EDUFES, 2022).

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

FREITAS, A. S. de. Choque entre formas: em busca de uma didática interartes. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 1, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i1.32076. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/32076. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte