Choque entre formas: em busca de uma didática interartes
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v11i1.32076Palavras-chave:
música, pintura, docência interartes, docência em arteResumo
Busca-se, neste texto, lançar luzes à discussão sobre docência de Arte, no que tange possíveis diálogos entre modalidades artísticas, particularmente, música e pintura. A partir do contato com teóricos de diferentes espectros do estudo da arte, da educação e de suas interfaces (Souriau, Pareyson, Barbosa, Swanwick e Didi-Hubermann, entre outros), propõe-se a descrição metodológica de uma didática interartes, em três tempos, visando a extrair possibilidades de conhecimento e de criação do/no contato entre música e pintura. No decorrer do texto, elabora-se reflexões sobre a docência de Arte por parte de licenciados em Música e de licenciados em Artes Visuais e o desafio de cruzar consistentemente fronteiras disciplinares. Espera-se que este percurso teórico (com pretensões práticas) fomente possibilidades fecundas de diálogos interdisciplinares em Arte, entendida tanto em sua inserção como disciplina da Educação Básica, quanto em um espectro mais amplo que contemple as diferentes modalidades artísticas exercidas na contemporaneidade.
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