A sala de aula como corpo coletivo: o ensino da performance como vivência e estado de convivência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.35003

Palavras-chave:

artes visuais, performance, pedagogia, universidade, docência

Resumo

O texto apresenta transcrição de entrevista realizada pela artista performer Sarah Marques Duarte ao professor performer Ricardo Barreto Biriba como parte da pesquisa Limites e tensões no ensino da performance na universi­dade pública brasileira. A investigação tem como objetivo central refletir sobre as singularidades no ensino da performance na trajetória de artistas pesquisadores na contemporaneidade. O estudo parte do desejo de contribuir com a prática docente no campo da performance por meio do levantamento de propostas pedagógicas com foco na instrumentalização do profissional da área. Os professores performers refletem sobre o campo, suas comple­xidades, contradições e potências. Evidencia-se, na entrevista, que o ensino da performance na universidade exige do professor um duplo movimento: aderência e resistência. Por um lado, dialogando com as normas da instituição e, por outro, criando brechas para sua transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Barreto Biriba, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Artista plástico, performer, dançarino e coreógrafo. Desenvolve trabalhos artísticos de caráter intermédia. Professor Associado IV da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atuando nas áreas de Escultura de Comportamento na formação de artistas, designers, decoradores e professores. Mestrado em Artes Visuais (1997). Doutorado em Artes Cênicas (2005). Realizou estágio pós-doutoral em arte das imagens e arte contemporânea na Universidade de Paris 8 (2011).

Sarah Marques Duarte, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Artista e pesquisadora, trabalhando com práticas corporais e relacionais. Interessa-se pela poética insurgente de artistas latino-americanes dedicades a ações indisciplinares. Professora adjunta da Escola de Música e Belas Artes e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), onde coordena o Laboratório de Performance (LaPerfo) desde 2022. Professora convidada na Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidad Nacional de las Artes (UNA), Argentina, desde 2017. Possui doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado em Artes Visuais (UNA).

Referências

-

Downloads

Publicado

24-12-2024

Como Citar

BIRIBA, R. B.; DUARTE, S. M. A sala de aula como corpo coletivo: o ensino da performance como vivência e estado de convivência. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i2.35003. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/35003. Acesso em: 5 jan. 2025.