A sala de aula como corpo coletivo: o ensino da performance como vivência e estado de convivência
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.35003Palavras-chave:
artes visuais, performance, pedagogia, universidade, docênciaResumo
O texto apresenta transcrição de entrevista realizada pela artista performer Sarah Marques Duarte ao professor performer Ricardo Barreto Biriba como parte da pesquisa Limites e tensões no ensino da performance na universidade pública brasileira. A investigação tem como objetivo central refletir sobre as singularidades no ensino da performance na trajetória de artistas pesquisadores na contemporaneidade. O estudo parte do desejo de contribuir com a prática docente no campo da performance por meio do levantamento de propostas pedagógicas com foco na instrumentalização do profissional da área. Os professores performers refletem sobre o campo, suas complexidades, contradições e potências. Evidencia-se, na entrevista, que o ensino da performance na universidade exige do professor um duplo movimento: aderência e resistência. Por um lado, dialogando com as normas da instituição e, por outro, criando brechas para sua transformação.
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Copyright (c) 1969 Ricardo Barreto Biriba, Sarah Marques Duarte (Autor)
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