Dos vestígios de um momento social: música, imagem e virtualidade em "Naqoyqatsi"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v12i2.39111

Palavras-chave:

sociologia do cinema, dimensão virtual, repetição, relação som-imagem

Resumo

Naqoyqatsi: Life as War (2002) é um filme experimental e “não verbal” norte-americano, desenvolvido pelo diretor Godfrey Reggio, com trilha sonora composta por Philip Glass. Tem como foco o mundo da comunicação e as novas tecnologias digitais em articulação com a guerra. O objetivo é identificar como o filme representa aspectos do desenvolvimento tecnológico, descrevendo a forma como a dimensão virtual é encenada e interpretando o significado dessas características no âmbito do panorama social da obra. Optando-se por estratégias metodológicas propostas por Pierre Sorlin (1985), utiliza-se o conceito de “sistemas relacionais”, entendido como redes de relações e hierarquias que se formam entre os personagens dentro dos filmes e que representam dinâmicas e valores sociais presentes fora da tela. Reitera-se que os encadeamentos entre música e imagem são fortes elementos discursivos que contribuem para a análise dos vestígios de um mecanismo social e dos fenômenos sociais valorados no filme.

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Biografia do Autor

Rebeca Hippertt, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Rebeca Torrezani Martins Hippertt é educadora e pesquisadora com Doutorado em Ciências Sociais pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2024), com mobilidade acadêmica  na Uniwersytet Gdanski, Polônia. Possui Mestrado em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR (2018), Graduação em Música, Licenciatura, pela Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP (2013), e segunda Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade UniBF. É associada ao grupo de pesquisa Imagem, Subjetividade e Teoria Social (UNIFESP) e tem experiência na área da Tecnologia e Sociedade (CTS) e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia do Cinema e da Arte; Arte e Tecnologia; Relações de Gênero e Cultura visual.

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Publicado

06-12-2025

Como Citar

HIPPERTT, Rebeca Torrezani Martins. Dos vestígios de um momento social: música, imagem e virtualidade em "Naqoyqatsi". ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal, v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.36025/arj.v12i2.39111. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/39111. Acesso em: 23 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte