Dos vestígios de um momento social: música, imagem e virtualidade em "Naqoyqatsi"
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v12i2.39111Palavras-chave:
sociologia do cinema, dimensão virtual, repetição, relação som-imagemResumo
Naqoyqatsi: Life as War (2002) é um filme experimental e “não verbal” norte-americano, desenvolvido pelo diretor Godfrey Reggio, com trilha sonora composta por Philip Glass. Tem como foco o mundo da comunicação e as novas tecnologias digitais em articulação com a guerra. O objetivo é identificar como o filme representa aspectos do desenvolvimento tecnológico, descrevendo a forma como a dimensão virtual é encenada e interpretando o significado dessas características no âmbito do panorama social da obra. Optando-se por estratégias metodológicas propostas por Pierre Sorlin (1985), utiliza-se o conceito de “sistemas relacionais”, entendido como redes de relações e hierarquias que se formam entre os personagens dentro dos filmes e que representam dinâmicas e valores sociais presentes fora da tela. Reitera-se que os encadeamentos entre música e imagem são fortes elementos discursivos que contribuem para a análise dos vestígios de um mecanismo social e dos fenômenos sociais valorados no filme.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Teses sobre sociologia da arte. In: COHN, Gabriel (org.). Theodor W. Adorno: sociologia. São Paulo: Ática, 1986. p. 108-115.
ATKINSON, Sean. An Analytical Model for the Study of Multimedia Compositions: A Case Study in Minimalist Music. 2009. Dissertation (Doctor of Philosophy) – College of Music, Florida State University, Tallahassee, 2009.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2003.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.
BLÜMLINGER, Christa. Cinéma de seconde main: esthétique du remploi dans l’art du film et des nouveaux médias. Paris: Klincksieck, 2013.
BONOTTO, André. Trilogia Qatsi: visões e movimentos de mundo. 2009. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/470753. Acesso em: 17 ago. 2024.
BOUSQUET, Antoine. The Eye of War: Military Perception from the Telescope to the Drone. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2018.
CASTELLS, Manuel. La galaxia Internet. Barcelona: Plaza & Janés, 2001.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
DUBOIS, Philippe. A linha geral (as máquinas de imagens). Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, UERJ, v. 9, n. 2, p. 65-84, 1999.
FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa: elementos estruturais de sociologia da arte. São Paulo: Perspectiva; Ed. da Universidade de São Paulo, 1973.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.
HIPPERTT, Rebeca Torrezani Martins. Dimensão virtual, cinema e sociedade: uma análise da Trilogia Qatsi. 2024. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2024.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MACHADO, Arlindo. Imagens técnicas: da fotografia à síntese numérica. Imagens, n. 3, p. 8-14, 1994.
MENEZES, Paulo. Sociologia e Cinema: aproximações teórico-metodológicas. Teoria e Cultura, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 17-36, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/12375. Acesso em: 3 jul. 2023.
NAQOYQATSI: Life as War. Direção e roteiro: Godfrey Reggio. Produção: Steven Soderbergh, Godfrey Reggio e Lawrence Taub. [S. l.]: Miramax Films, 2002. 1 DVD (89 min.).
ROVAI, Mauro L. Imagem e técnica como itinerários das ciências sociais: considerações sobre o cinema de Leni Riefenstahl. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [s. l.], v. 24, p. 95-103, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/PXsYDWbDZWQytmGN3rXLphd/?lang=pt. Acesso em: 25 jul. 2024.
SANTOS, Laymert Garcia dos. A informação após a virada cibernética. In: SANTOS, Laymert Garcia dos; KUCINSKI, Bernardo; KEHL, Maria Rita; PINHEIRO, Walter. Revolução tecnológica, internet e socialismo. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003a. p. 9-33. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/estante/revolucao- tecnologica-internet-e-socialismo. Acesso em: 2 jul. 2023.
SIBILIA, Paula. Biochips, implantes eletrônicos, experiências transgênicas e sensações digitais: a compatibilidade entre corpos e computadores. In: INTERCOM, 25, 2002, Salvador. Anais da XXV INTERCOM. Salvador: INTERCOM, 2002. p. 1-18. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2002/congresso2002_anais. Acesso em: 4 jul. 2023.
SIBILIA, Paula; GALINDO, Manuela Arruda. Correndo para não perder nada: Temporalidade ansiosa e a frustração do (i)limitado. Civitas: revista de Ciências Sociais, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 203-213, 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/civitas/article/view/39950. Acesso em: 2 jul. 2023.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SORLIN, Pierre. Sociología del Cine: la apertura para la historia de mañana. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 1985.
VIRILIO, Paul. A bomba informática. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.
VIRILIO, Paul. Guerra pura: a militarização do cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1984.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rebeca Hippertt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
English
Português (Brasil)