Experiência e história na pesquisa em artes

Autores

  • Mário Bolognesi UNESP-SP

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v1i1.5258

Palavras-chave:

pesquisa científica e pesquisa em artes, conhecimento em artes, experiência na pesquisa em artes

Resumo

Um objeto de pesquisa se delimita a partir dos parâmetros de tempo e espaço. O tempo direciona imediatamente a investigação para a história, tanto do objeto em si, como do conhecimento, a seu respeito, acumulado. O espaço o insere nas correlações simbólicas e, portanto, culturais e sociais. Com isso, objeto de investigação e sujeito conhecedor e/ou produtor se aproximam, uma vez que o resultado do trabalho (artístico e de investigação) está diretamente inscrito no âmbito das práticas simbólicas. A experiência, a prática e o conhecimento empírico do pesquisador apresentam-se, então, como elementos diferenciadores para a pesquisa em artes. Como ilustração o conto La Busca de Averroes, de Jorge Luis Borges.

Palavras-chave: pesquisa científica e pesquisa em artes; conhecimento em artes; experiência na pesquisa em artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Bolognesi, UNESP-SP

Mário Bolognesi é Professor Titular de Estética e História da Arte do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de São Paulo (UNESP-SP). Bolsista em Produtividade e Pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre e Doutor em Artes/Teatro pela Universidade de São Paulo. Livre-Docente em Estética e História da Arte pela UNESP-SP.

Referências

BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119.

BORGES, Jorge Luis. La Busca de Averroes. In: Prosa Completa. Vol. 2. Barcelona: Editorial Bruguera, 1980, p. 69-76.

Publicado

01-05-2014

Como Citar

BOLOGNESI, M. Experiência e história na pesquisa em artes. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 75–87, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i1.5258. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5258. Acesso em: 19 maio. 2024.