Experiência e história na pesquisa em artes
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v1i1.5258Palavras-chave:
pesquisa científica e pesquisa em artes, conhecimento em artes, experiência na pesquisa em artesResumo
Um objeto de pesquisa se delimita a partir dos parâmetros de tempo e espaço. O tempo direciona imediatamente a investigação para a história, tanto do objeto em si, como do conhecimento, a seu respeito, acumulado. O espaço o insere nas correlações simbólicas e, portanto, culturais e sociais. Com isso, objeto de investigação e sujeito conhecedor e/ou produtor se aproximam, uma vez que o resultado do trabalho (artístico e de investigação) está diretamente inscrito no âmbito das práticas simbólicas. A experiência, a prática e o conhecimento empírico do pesquisador apresentam-se, então, como elementos diferenciadores para a pesquisa em artes. Como ilustração o conto La Busca de Averroes, de Jorge Luis Borges.
Palavras-chave: pesquisa científica e pesquisa em artes; conhecimento em artes; experiência na pesquisa em artes.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119.
BORGES, Jorge Luis. La Busca de Averroes. In: Prosa Completa. Vol. 2. Barcelona: Editorial Bruguera, 1980, p. 69-76.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Mário Bolognesi (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.