Experiências de performatividade na cena brasileira contemporânea

Autores

  • Sílvia Fernandes Telesi Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v1i1.5259

Palavras-chave:

genética teatral, performatividade, Teatro da Vertigem

Resumo

A partir do reconhecimento do caráter processual da cena contemporânea, pretende-se ensaiar uma intersecção desse fenômeno com o campo teórico da performatividade. O objetivo é associar essa abordagem aos últimos trabalhos do Teatro da Vertigem dirigidos por Antonio Araújo, BR3 e Bom Retiro 958 metros. A aproximação genética do teatro servirá como mote de leitura de alguns aspectos do processo criativo e da cena.

Palavras-chave: genética teatral, performatividade, Teatro da Vertigem.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Fernandes Telesi, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Sílvia Fernandes é professora titular do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pesquisadora do CNPq. Entre suas publicações recentes destacam-se Teatralidades contemporâneas (2010), O Pós-dramático - Um conceito operativo? (ed. com J. Guinsburg, 2009) e O teatro contemporâneo: a encenação. In: Faria (Ed.), 2013. História do Teatro Brasileiro 2.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Signatura rerum. Sur la méthode. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 2008.

BERNARDET, Jean-Claude. O processo como obra. Folha de S. Paulo – Caderno Mais!, 13 de julho de 2003.

BOROWSKI, Mateusz e SUGIERA, Malgorzata. (Org.) Fictional realities/real fictions. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2007.

FÉRAL, Josette. Theatricality: on the specificity of theatrical language, Substance, Wisconsin, n. 2, p. 3-12, 2002.

FÉRAL, Josette. Performance et théâtralité, le sujet desmistifié. In: Théâtralité, écriture et mise en scène. Québec: Ed.Hurtubise, 1985, p.125-140.

FÉRAL, Josette. Théorie et pratique du théâtre. Au-delà des limites. Montpellier: Éditions l’Entretemps, 2011.

FISCHER-LICHTE, Erika. Réalité et fiction dans le théâtre contemporain. Revue d’Études Théâtrales. Registres. Paris, n.11/12, p. 7-22, 2007.

FISCHER-LICHTE, Érika. The transformative power of performance, New York: Routledge, 2008.

GRÉSILLON, Almuth, MERVANT-ROUX, Marie-Madeleine, BUDOR, Dominique. (Org.) Genèses théâtrales. Paris: CNRS, 2010.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2005.

SAISON, Maryvonne. Les théâtres du réel. Paris: L’Harmatan, 1998.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies. An introduction. New York and London: Routledege, 2006.

Publicado

01-05-2014

Como Citar

FERNANDES TELESI, S. Experiências de performatividade na cena brasileira contemporânea. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 63–74, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i1.5259. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5259. Acesso em: 5 nov. 2024.