Recriar sempre

Autores

  • Renato Ferracini
  • Antonio Flávio Alves Rabelo

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5263

Palavras-chave:

Recriação, Ação Física, Invisibilidade

Resumo

Ao tomar como foco o trabalho do ator, este ensaio busca responder a uma pergunta simples: onde e quando se recria em um espetáculo que está há muitos anos em cartaz? Há criação depois de centenas de apresentações? Para problematizar essas questões, pensaremos com o espetáculo Café com Queijo, do LUME, e com as atrizes desse espetáculo, Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson.

Palavras-Chave: Recriação, Ação Física, Invisibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Ferracini

Renato Ferracini é ator-pesquisador e coordenador acadêmico do LUME - Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP e também professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena IA - UNICAMP.  Autor dos livros A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator, Café com Queijo: Corpos em Criação e Ensaios de Atuação. É editor chefe da Revista ILINX.

Antonio Flávio Alves Rabelo

Antonio Flávio Alves Rabelo é doutorando no Instituto de Artes da Unicamp com o projeto “O visível e o invisível na expressão do corpo-em-arte”, com orientação de Renato Ferracini. Atualmente desenvolve pesquisas sobre processos de criação coletivos e performance artística como integrante da Associação Artística Saudáveis Subversivos/Al e do Zecora Ura Theatre.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e Seu Duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BADIOU, Alain. Pequeno Dicionário de Inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é Filosofia. Trad. Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DUBATTI, Jorge. Arte, Convívio e Tecnovívio. In: CARREIRA, André L. A. N.; BIÃO, Armindo. J. C; TORRES, Walter. L. (Orgs.). Da Cena Contemporânea. Porto Alegre: ABRACE, 2012.

FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contraponto, Univali, Santa Catarina, V. 10, 2010. Disponível em: http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256. Acesso em: 15 out. 2012.

FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores/Fapesp, 2006.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeir: Forense Universitária, 2006.

GIL, José. A Imagem-Nua e as pequenas percepções. Estética e Metafenomenologia. Trad. Miguel Serras Pereira. 2ª ed. Lisboa: Relógio d'água, 2005.

GIL, JOSÉ. Transcrição Palestra José Gil. Revista Ilinx. Campinas, n.1, 2012. Disponível em: http://www.cocen.rei.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/116. Acesso em 15 out. 2012.

GREINER, Christine. O Corpo em Crise. Novas Pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.

GREINER, Christine. O Corpo. Pistas para Estudos Indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? In: Dança e Educação Somática para adultos. São Paulo: Summus, 2012.

STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. Tradução de Pontes de Paula Lima. São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 2010.

Publicado

01-05-2014

Como Citar

FERRACINI, R.; ALVES RABELO, A. F. Recriar sempre. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 112–124, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i2.5263. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5263. Acesso em: 25 abr. 2024.