Recriar sempre
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5263Palavras-chave:
Recriação, Ação Física, InvisibilidadeResumo
Ao tomar como foco o trabalho do ator, este ensaio busca responder a uma pergunta simples: onde e quando se recria em um espetáculo que está há muitos anos em cartaz? Há criação depois de centenas de apresentações? Para problematizar essas questões, pensaremos com o espetáculo Café com Queijo, do LUME, e com as atrizes desse espetáculo, Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson.
Palavras-Chave: Recriação, Ação Física, Invisibilidade.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O Teatro e Seu Duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BADIOU, Alain. Pequeno Dicionário de Inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é Filosofia. Trad. Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DUBATTI, Jorge. Arte, Convívio e Tecnovívio. In: CARREIRA, André L. A. N.; BIÃO, Armindo. J. C; TORRES, Walter. L. (Orgs.). Da Cena Contemporânea. Porto Alegre: ABRACE, 2012.
FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contraponto, Univali, Santa Catarina, V. 10, 2010. Disponível em: http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256. Acesso em: 15 out. 2012.
FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores/Fapesp, 2006.
FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeir: Forense Universitária, 2006.
GIL, José. A Imagem-Nua e as pequenas percepções. Estética e Metafenomenologia. Trad. Miguel Serras Pereira. 2ª ed. Lisboa: Relógio d'água, 2005.
GIL, JOSÉ. Transcrição Palestra José Gil. Revista Ilinx. Campinas, n.1, 2012. Disponível em: http://www.cocen.rei.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/116. Acesso em 15 out. 2012.
GREINER, Christine. O Corpo em Crise. Novas Pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.
GREINER, Christine. O Corpo. Pistas para Estudos Indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.
MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? In: Dança e Educação Somática para adultos. São Paulo: Summus, 2012.
STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. Tradução de Pontes de Paula Lima. São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Renato Ferracini, Antonio Flávio Alves Rabelo (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.