O espectador avisado e a pesquisa em artes

Autores

  • Maria Helena Werneck UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v1i1.5273

Resumo

A análise de dois livros, de Georges Banu e G. Didi-Huberman, encaminha a discussão sobre as formas de estruturação e escrita de uma pesquisa sobre as artes da cena. No ponto de partida estão dois espectadores que incorporam parcialmente o traço do autor de diários em sua tarefa crítica, seja realizando a busca de variações de um tema – um texto de Tchekov e suas encenações; seja compondo constelações teóricas ampliadas para pensar como a dança de um bailaor se projeta diante do tempo.

Palavras-chave: espectador, tarefa crítica, encenação

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Biografia do Autor

Maria Helena Werneck, UNIRIO

Maria Helena Werneck é Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde atua em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Coordenou, de 2008 a 2010, Projeto de Cooperação Internacional entre a UNIRIO, a USP e a Universidade de Lisboa. Publicou O Homem Encadernado, sobre biografias de Machado de Assis (EdUERJ,2008), Texto e imagem: estudos de teatro (7 Letras, 2009) e Rotas de Teatro entre Portugal e Brasil (7 Letras, 2012), além de ensaios em periódicos e coletâneas. É pesquisadora do CNPq.

Referências

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Como Citar

WERNECK, M. H. O espectador avisado e a pesquisa em artes. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 48–62, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i1.5273. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5273. Acesso em: 24 abr. 2024.