O campo ampliado da gravura: continuidades, rupturas, cruzamentos e contaminações

Autores

  • Maria do Carmo de Freitas Veneroso Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v1i1.5275

Resumo

Esse texto discute o campo ampliado da gravura, através de suas continuidades, rupturas, cruzamentos e contaminações, abordando também suas interseções e contrapontos com a escrita e a imagem no contexto da arte contemporânea. Problematizando as relações entre gravura artística e comercial, focaliza o jornal como metáfora da modernidade e da contaminação da arte pela linguagem comercial.

Palavras-chave: gravura; escrita; imagem; arte contemporânea

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Biografia do Autor

Maria do Carmo de Freitas Veneroso, Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Maria do Carmo de Freitas Veneroso é artista pesquisadora e professora titular da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG, Mestre em Artes (MFA) pelo Pratt Institute, New York, EUA e Bacharel em Belas Artes pela EBA-UFMG. Pós-doutorado pela Indiana University – Bloomington, EUA, onde foi professora e coordena intercâmbio de cooperação. Coordena o grupo de pesquisa (CNPq) CALIGRAFIAS E ESCRITURAS. Integra o corpo permanente do PPG-Artes, EBA-UFMG. Expõe sua produção artística e publica livros e artigos sobre suas pesquisas no Brasil e exterior. É Bolsista do CNPq e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

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Como Citar

DO CARMO DE FREITAS VENEROSO, M. O campo ampliado da gravura: continuidades, rupturas, cruzamentos e contaminações. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 88–100, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i1.5275. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5275. Acesso em: 5 nov. 2024.