O campo ampliado da gravura: continuidades, rupturas, cruzamentos e contaminações

  • Maria do Carmo de Freitas Veneroso Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Esse texto discute o campo ampliado da gravura, através de suas continuidades, rupturas, cruzamentos e contaminações, abordando também suas interseções e contrapontos com a escrita e a imagem no contexto da arte contemporânea. Problematizando as relações entre gravura artística e comercial, focaliza o jornal como metáfora da modernidade e da contaminação da arte pela linguagem comercial.

Palavras-chave: gravura; escrita; imagem; arte contemporânea

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo de Freitas Veneroso, Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Maria do Carmo de Freitas Veneroso é artista pesquisadora e professora titular da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG, Mestre em Artes (MFA) pelo Pratt Institute, New York, EUA e Bacharel em Belas Artes pela EBA-UFMG. Pós-doutorado pela Indiana University – Bloomington, EUA, onde foi professora e coordena intercâmbio de cooperação. Coordena o grupo de pesquisa (CNPq) CALIGRAFIAS E ESCRITURAS. Integra o corpo permanente do PPG-Artes, EBA-UFMG. Expõe sua produção artística e publica livros e artigos sobre suas pesquisas no Brasil e exterior. É Bolsista do CNPq e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994, p.165-196.

BRUSCKY, Paulo. RIBEIRO, Marilia A. (Org.) Paulo Bruscky: depoimento. (Coleção Circuito Atelier). Belo Horizonte: C/Arte, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges (Org.). L’Empreinte. Paris: [s.n.], 1997. Cat. exp., 19 fev. - 19 mai. 1997, Centre G. Pompidou.

DIDI-HUBERMAN, Georges La ressemblance par contact. Archéologie, anachronisme et modernité de l'empreinte. Paris: Minuit, 2008.

FRANCA, Patrícia (Adapt. Trad.). L’Empreinte Parte I e II. [s/l.: s.n., 2000] Inédito. Do original: DIDI-HUBERMAN, Georges (Org.). L’Empreinte. Paris:[s.n.], 1997. Cat. de exp., 19 fev. - 19 mai. 1997, Centre G. Pompidou.

HUYSSEN, Andreas. After the great divide - Modernism, Mass Culture, Postmodernism. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1987.

KERN, Maria Lúcia Bastos. Historiografia da arte: revisões e reflexões face à arte contemporânea. Anais do XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte: CBHA, 2005.

KOSSOVITCH, Leon; LAUDANNA, Mayra; RESENDE, Ricardo. Gravura: arte brasileira do século XX. SP: Cosac & Naify: Itaú Cultural, 2000.

KRAUSS, Rosalind. La sculpture dans le champ élargi. In: L’originalité de l’avant-garde et autres mythes modernistes. Paris: Macula, 1993, p. 125-126.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios. Rio de Janeiro: EBA, UFRJ, 2008. Ano XV, nº17, 128-137, 2008. Disponível em: www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/.../ae17_Rosalind_Krauss.pdf Acesso em: 12 nov. 2012.

NOYCE, Richard. Printmaking at the edge. 45 artists: 16 countries: a new perspective. London: A & C Black, 2006.

SAFF, Donald et al. Printmaking: History and Process. New York: Holt Rinehart & Winston, 1983.

SAUNDERS, Gill; MILES, Rosie. Prints Now: directions and definitions. London: V & A Publications, 2006.

TÁVORA, Maria Luisa Luz; FERREIRA, Heloisa Pires; CÂMARA, Adamastor. Gravura brasileira hoje: depoimentos. RJ: Oficina de Gravura Sesc Tijuca, 1995. (v. 1 e 2).

VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Caligrafias e Escrituras: diálogo e intertexto no processo escritural nas artes no século XX. Belo Horizonte: C/Arte, 2012.S

VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. A gravura no ‘campo ampliado’: relações entre palavra e imagem na gravura, gravura e fotografia e gravura tridimensional na contemporaneidade. In: VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas; MELENDI, Maria Angelica (Org.). Diálogos entre linguagens Belo Horizonte: C/Arte, 2010.

WYE, Deborah. Thinking Print: Books to Billboards, 1980 - 95. New York: The Museum of Modern Art, 1996.

WYE, Deborah, WEITMAN, Wendy. Eye on Europe. Prints, books, & multiples/1960 to now. New York: The Museum of Modern Art, 2006.

Como Citar
DO CARMO DE FREITAS VENEROSO, M. O campo ampliado da gravura: continuidades, rupturas, cruzamentos e contaminações. ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 1, p. 88-100, 11.