Barcarola op. 60 de F. Chopin: Etapas e estratégias de aprendizagem

  • Cristina Capparelli Gerling

Resumo

Até recentemente instrumentistas observavam a música em termos de obras/análise musical, e obras em termos de partitura/fidelidade ao texto. Música, no entanto somente existe no momento de sua realização e, realizações de uma mesma obra podem diferir consideravelmente. A parceria com a psicologia da música vem fomentando não só estudos guiados pela prática quanto planejamentos e resultados previstos para uma realização/performance, como também vem transformando o intérprete em principal parceiro e colaborador no campo da musicologia cognitiva. Esta é a premissa para o relato de processos de memorização baseado em Ginsborg, Chaffin & Demos, 2012, onde decisões tomadas durante a prática são transferidas para o ato da interpretação. Forma-se, assim, um círculo virtuoso, onde é possível planejar, prever e analisar o resultado da performance e ao mesmo tempo assegurar que a atividade primordial do músico, a criação de produtos artísticos, permaneça imprevisível e portanto independente dos controles da ciência.

Palavras-chave: Performance musical; estudos guiados pela prática; previsão de resultados; cognição musical. 

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Biografia do Autor

Cristina Capparelli Gerling

Professora Titular de Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a pianista Cristina Capparelli Gerling destaca-se por conciliar atividades artísticas, pedagógicas e de pesquisa. Apresenta-se como recitalista, camerista e como pesquisadora em renomadas escolas de música no Brasil e no exterior. Mestre em Música, New England Conservatory e Doutor em Música, Boston University; pós-doutorado na University of Iowa e University of Connecticut e, em 2014, na Indiana University, com uma bolsa da Comissão Fulbright para desenvolver seu projeto dedicado ao repertório latino-americano (www.ufrgs.br/gppi). Na sua produção destacam-se CDs com o repertório brasileiro e latino-americano para piano solo e música de câmara.

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Como Citar
GERLING, C. Barcarola op. 60 de F. Chopin: Etapas e estratégias de aprendizagem. ARJ – Art Research Journal, v. 1, n. 2, p. 59-75, 11.