Barcarola op. 60 de F. Chopin: Etapas e estratégias de aprendizagem

Autores

  • Cristina Capparelli Gerling

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5364

Resumo

Até recentemente instrumentistas observavam a música em termos de obras/análise musical, e obras em termos de partitura/fidelidade ao texto. Música, no entanto somente existe no momento de sua realização e, realizações de uma mesma obra podem diferir consideravelmente. A parceria com a psicologia da música vem fomentando não só estudos guiados pela prática quanto planejamentos e resultados previstos para uma realização/performance, como também vem transformando o intérprete em principal parceiro e colaborador no campo da musicologia cognitiva. Esta é a premissa para o relato de processos de memorização baseado em Ginsborg, Chaffin & Demos, 2012, onde decisões tomadas durante a prática são transferidas para o ato da interpretação. Forma-se, assim, um círculo virtuoso, onde é possível planejar, prever e analisar o resultado da performance e ao mesmo tempo assegurar que a atividade primordial do músico, a criação de produtos artísticos, permaneça imprevisível e portanto independente dos controles da ciência.

Palavras-chave: Performance musical; estudos guiados pela prática; previsão de resultados; cognição musical. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Capparelli Gerling

Professora Titular de Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a pianista Cristina Capparelli Gerling destaca-se por conciliar atividades artísticas, pedagógicas e de pesquisa. Apresenta-se como recitalista, camerista e como pesquisadora em renomadas escolas de música no Brasil e no exterior. Mestre em Música, New England Conservatory e Doutor em Música, Boston University; pós-doutorado na University of Iowa e University of Connecticut e, em 2014, na Indiana University, com uma bolsa da Comissão Fulbright para desenvolver seu projeto dedicado ao repertório latino-americano (www.ufrgs.br/gppi). Na sua produção destacam-se CDs com o repertório brasileiro e latino-americano para piano solo e música de câmara.

Referências

AGAWU, Kofi. Music as Discourse, Semiotic Adventures in Romantic Music. Oxford: Oxford University Press, 2009.

BECKER, Judith. Anthropological Perspectives on Music and Emotion. ln: JUSLIN, Patrick N. and SLOBODA, John A. Music and Emotion. Theory and Research. Oxford: Oxford University Press, 2001.

BOWEN, Jose A. The History of Remembered Innovation: Tradition and its Role in the Relationship between Musical Works and their Performances. The Journal of Music Theory, Xi, 139-168, 1993.

CHAFFIN, Roger; IMREH, Gabriela; CRAWFORD, Mary. Practicing perfection: Memory and piano performance. Mahwah: Erlbaum, 2002.

CHAFFIN, Roger; LEMIEUX, Anthony F; CHEN, C. Spontaneity and creativity in highly practised performance. In: DELIÈGE, Irène; WIGGINS, Geraint A. (Eds.). Musical Creativity. Howe: Psychology Press, 2006, p. 200-218.

CHAFFIN, Roger; LEMIEUX, Anthony F.; CHEN, Colleen. It’s Different Each Time I Play: Spontaneity in Highly Prepared Musical Performance. Music Perception, 24, 455-472, 2007.

CLARKE, Eric F. Empirical Methods in the Study of Performance. In: CLARKE, Eric F. and COOK, Nicholas. (Eds.). Empirical Musicology: Aims, Methods, Prospects. Oxford: Oxford University Press, 2004. p. 77-102.

CLARKE, Eric F. Creativity in Performance. Musicae Scientiae. 9 (1), p. 157-182, 2005.

CLARKE, Eric F. Generative principles in music performance. In: SLOBODA, John A. (Ed.). Generative Processes in Music: The Pscyhology of Performance, Improvisation, and composition. Oxford: Oxford University Press, 1988, p. 1-26.

CONE, Edward T. Musical Form and Musical Performance. New York, Norton, 1968.

DAVIES, Stephen. Philosophical perspectives on music´s expressiveness. In: SLOBODA, John; JUSLIN, Patrik. (Eds.) Music and emotion. Theory and Research. Oxford: Oxford University Press, 2004. p. 23-44.

DOMENICI, Catarina. O intérprete (re)situado: uma reflexão sobre construção de sentido e tecncia na criação de Intervenções para piano expandido, interfaces e imagens: Centenário John Cage. Revista Música Hodie, Goiânia, v.12 - n. 2, 2012, p. 171-187.

EDGECOMBE, Rodney Stenning. On the Limits of Genre: Some Nineteenth-Century Barcarolas. 19th-Century Music, v. XXIV, n. 3, p. 252-267, 2001.

EIGERLDINGER, Jean-Jacques. Chopin pianist and teacher as seen by his pupils. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

ELLIOT, D.J. Music Matters. New York: Oxford University Press, 1995.

ERICSSON, K.A. Deliberate practice and the acquisition of expert performance: An overview. In: JØRGENSEN, Harald; LEHMANN, Andreas C. (Eds). Does practice make perfect? Oslo: Norges musikkhøgskole, 1997. p. 9-52.

FREITAS, Stefanie. Modelagem como estratégia de aprendizado: Três Estudos de Caso com Bacharelandos em Piano, Tese de Doutorado, UFRGS, 2013.

GABRIELSSON, Alf. The perfomance of music. In: DEUTSCH, Diana. (Ed.) The Psychology of Music. 2 ed. San Diego: Academic Press, pp. 501-602, 1999.

GABRIELSSON, Alf. Music performance research at the Millenium. Psychology of Music, v. 31, pp. 221-272, 2003.

GERLING, Cristina C.; SANTOS, Regina A. T. A comunicação da expressão na execução musical ao piano. In: 3rd Symposium on Cognition and Musical Arts-International, 2007, Salvador. Proceedings. Salvador : UFBA, 2007. v. 1. p. 147-154.

GERLING, Cristina C.; SANTOS, Regina A. T. Intended versus perceived emotion. In: AEC. (Org.). International Symposium on Performance Science: theories, methods and applications in Music. 1 ed. Oporto: AEC, 2007, v. 1, p. 233-238.

GERLING, Cristina C; SOUZA. Jusamara. A performance como objeto de investigação. Anais do I SINCAM, Belo Horizonte, 2000, v. I. p. 122-150.

GERLING, Cristina M. P. C; GUSMÃO, Pablo da Silva. O Tempo e a Dinâmica na Construção de uma Interpretação Musical. In: Sonia Ray. (Org.). PERFORMANCE MUSICAL E SUAS INTERFACES. s.n ed. Goiânia, Goiás: Editora Vieira, 2005, v. 1, p. 65-94.

GERLING, Fredi V. O tempo rubato na Valsa de Esquina N.º 2 de Francisco Mignone, Claves, João Pessoa, n. 5, 2008, p. 7-19.

GODOY, Rolf I.; JENSENIUS Alexander R. Body Movement in Music Information Retrieval. In: Keiji, Hirata; George, Tzanetakis & Kazuyoshi, Yoshii (ed.), ISMIR2009 - Proceedings of the 10th International Society for Music Information Retrieval Conference. International Society for Music Information Retrieval, 45 -50, 2000.

HALLAM, Susan; CROSS Ian; THAUT, Michael (Orgs). The Oxford Handbook of Music Psychology. Pxfprd: Oxford University Press, 2009.

JENSENIUS, Alexander R.; WANDERLEY, Marcelo M.; GODOY, Rolf I.; LEMAN, Mark. Musical Gestures: concepts and methods in research , In: INGE GODØY, Rolf & LEMAN, Marc.(Ed.). Musical Gestures: Sound, Movement, and Meaning. Routledge, 2010, p. 12–35.

HURON, David. Sweet Anticipation, Music and the psychology of Expectation. MIT Press, 2007.

JØRGENSEN, Harald. Student learning in higher instrumental education: who is responsible? British Journal of Music Education, v. 17, p. 67-77, 2000.

JØRGENSEN, Harald; LEHMANN, Andreas C. Does practice make perfect? Oslo: Norges musikkhøgskole, 1997.

JUSLIN, P. N. Five facets of musical expression: a psychologist´s perspective on music performance. Psychology of Music, v. 31, p. 273-302, 2003.

JUSLIN, Patrick N; FRIBERG, Anders; SCHOONDERWALDT, Erwin; KARLSSON, Jessica. Feedback learning of musical expressivity. In: WIILLIAMON, Aaron. (Ed.), Musical Excellence. Strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, p. 247-270, 2004.

LEHMANN, Andreas C. Acquired mental representations in music performance: Anecdotal and preliminary empirical evidence. In: JØRGENSEN, Harald; LEHMANN, Andreas C. (Eds). Does practice make perfect? Oslo: Norges musikkhøgskole, pp. 141- 163, 1997.

LISBOA, Tania; WILLIAMON, Aaron; ZICARO, Massimo; EINHOLZER, Hubert. (2005), Mastery Through Imitation: A Preliminary Study. Musicae Scientiae, 9, (1) 75-110.

MATSCHULAT, Josias. Gestos Musicais no Ponteio n 49 de Camargo Guarnieri: Uma Análise e Comparação de Gravações. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Música Mestrado e Doutorado UFRGS), 2011.

McPHERSON, Gary E. Motivational and self-regulated learning components of musical practice. Bulletin of the Council for Research in Music Education, v. 141, p. 98-102,1999.

PARNCUTT, Richard; McPHERSON, Gary E (Eds.). The science and psychology of music performance. Oxford: University Press, 2002.

PERSSON, Roland S. The subjective world of the performer. In: Music and emotion. Theory and Research. JUSLIN, Patrik N.; SLOBODA, John A. (Eds.) Oxford: Oxford University Press, p. 275-289, 2004.

RINK, John. The Barcarolle: Auskomponierung and Apotheosis, In: SAMSON, Jim. (Ed.) Chopin Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. p. 198-219.

RINK, John. (Ed.) The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

RINK. John.; Musical Performance: A guide to understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

RINK, John. (2003), Chopin Copying Chopin, In: Szklener, Artur (Ed.). Chopin's Work: His Inspirations and Creative Process in the Light of the Sources. Warsaw: Narodowy Instytut Fryderyka Chopina, p. 67-81.

REID, Stefan. Preparing for Performance. In: RINK, John. Musical Performance: a guide to understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, p. 102-112.

REPP, Bruno H. Expressive Timing in a Debussy Prelude: A comparison of student and expert pianists. Musicae Scientiae, I, 257-268, 1997.

REPP, Bruno H. Microcosm of musical expression: II. Quantitative analysis of pianists´dynamics in the initial measures of Chopin’s Etude in E Major. Journal of the Accoustical Society of America, I105, 1972-1988.

SANTIAGO, Diana F. A integração da prática deliberada e da prática informal no aprendizado instrumental. PerMusi, XIII, 2006, 52-62.

SANTOS, Regina Antunes dos. A mobilização de conhecimentos musicais na preparação do repertório pianístico: três estudos de caso. Porto Alegre: UFRGS, 2007 (Tese, doutorado em música).

SCHMALFELDT, Janet. On the Relation of Analysis to Performance: Beethoven’s Bagatelles op. 126, Nos. 2 and 5. Journal of Music Theory 29 (1), p. 1-31, 1985.

SCHMALFELDT, Janet. Review [Untitled]. Music Theory Spectrum, Xii (2), p. 262-275, 1990.

SLOBODA, John A. Exploring the musical mind. Oxford: Oxford Universit Press, 2005.

SLOBODA, John A; DAVIDSON, Jane W.; HOWE, Michael J.A.; MOORE, Derek C. The role of practice in the development of performing musicians. British Journal of Psychology, v. 87, p.287-309, 1996.

WEISBERG, Robert W. Creativity and knowledge: A challenge to Theories. In: STERNBERG, Robert J. (Ed.) Handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 1999.

WILLIAMON, Aaron. Musical Excellence. Strategies and techniques to enhance performance. Oxford: University Press, 2004.

WÖLLNER, Clemens; WILLIAMON, Aaron. An Exploratory Study of The Role of Performance Feedback and Musical Imagery in Piano Playing. Research Studies in Music Education. 29 (39), 2007.

Como Citar

GERLING, C. C. Barcarola op. 60 de F. Chopin: Etapas e estratégias de aprendizagem. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 59–75, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i2.5364. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5364. Acesso em: 22 nov. 2024.