Barcarola op. 60 de F. Chopin: Etapas e estratégias de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5364Resumo
Até recentemente instrumentistas observavam a música em termos de obras/análise musical, e obras em termos de partitura/fidelidade ao texto. Música, no entanto somente existe no momento de sua realização e, realizações de uma mesma obra podem diferir consideravelmente. A parceria com a psicologia da música vem fomentando não só estudos guiados pela prática quanto planejamentos e resultados previstos para uma realização/performance, como também vem transformando o intérprete em principal parceiro e colaborador no campo da musicologia cognitiva. Esta é a premissa para o relato de processos de memorização baseado em Ginsborg, Chaffin & Demos, 2012, onde decisões tomadas durante a prática são transferidas para o ato da interpretação. Forma-se, assim, um círculo virtuoso, onde é possível planejar, prever e analisar o resultado da performance e ao mesmo tempo assegurar que a atividade primordial do músico, a criação de produtos artísticos, permaneça imprevisível e portanto independente dos controles da ciência.
Palavras-chave: Performance musical; estudos guiados pela prática; previsão de resultados; cognição musical.
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