Imersões poéticas como processo de formação do artista-docente
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5368Resumo
A comunicação propõe apresentar um processo de pesquisa de/em arte por meio do estudo de algumas intervenções poéticos-acadêmicas realizadas, aqui intituladas imersões poéticas: imersão no sentido de estar submerso, envolto por líquido ou ainda, no sentido dado pela astronomia, em que imersão é considerada a "entrada de um astro na sombra de outro". Compreende-se por intervenções poético-acadêmicas a promoção/provocação de processos de criação cênico-coreográfica a partir de um tema sugerido, coordenado por um artista, integrando estudantes, docentes e pessoas da comunidade. O projeto parte do princípio de que manter o contado com a essência do ser artista de dança – manter o contato com "aquilo de que somos feitos" (Strazzacappa, 2011) – ou seja, manter-se em "estado de dança", é condição sine qua non do docente, no campo da arte e da formação do artista híbrido (Louppe, 1997).
Palavras-chave: imersões poéticas; criação cênico-coreográfica; intervenções poético-acadêmicas.
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