Imersão evolutiva, arte digital, ciência e tecnologia

Autores

  • Raul Niño Bernal Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia.

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v2i2.7287

Palavras-chave:

Ciência Aberta, Imersão Evolutiva, Horizonte de Eventos

Resumo

Uma reflexão teórica sobre a estética enquanto ciência aberta, incluindo o conhecimento da informação computacional e das redes eletrônicas. A evolução das tecnologias no campo criativo, a imersão evolutiva da arte digital e o uso da computação viabilizam um entendimento mais amplo sobre a interação, a participação e conceitos como "horizonte de eventos". Artistas e cientista que utilizam o meio digital se entregam a dois processos de transformação no âmbito criativo: o primeiro, compreender a transformação da matéria utilizada, outrora, para representar os objetos e obras de arte, agora construída por bits de informação, códigos computacionais e algoritmos. O segundo, o estabelecimento de vínculos sociais, acadêmicos e científicos, cujas relações são imersivas e dão conta de uma revolução tecnológica e científica, através das tecnologias computacionais de compartilhamento e transferência de dados em rede.

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Biografia do Autor

Raul Niño Bernal, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia.

Professor de Estética na Faculdade de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Javeriana. Doutor em Ciências, com especialização em Ciência Política da AIU, da UE Mestre de Estudos Políticos. Pontificia Universidad Javeriana. Especialista em gestão e gestão cultural na Universidade de Rosario. Restaurador de móveis da Universidade Externa da Colômbia. Membro do grupo de pesquisa em Estética, novas tecnologias e habitabilidade

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Publicado

25-09-2015

Como Citar

BERNAL, R. N. Imersão evolutiva, arte digital, ciência e tecnologia. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 11–122, 2015. DOI: 10.36025/arj.v2i2.7287. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/7287. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Parte 2 – Arte e Tecnologia – Conectividades