Imersão evolutiva, arte digital, ciência e tecnologia

Autores

  • Raul Niño Bernal Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia.

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v2i2.7287

Palavras-chave:

Ciência Aberta, Imersão Evolutiva, Horizonte de Eventos

Resumo

Uma reflexão teórica sobre a estética enquanto ciência aberta, incluindo o conhecimento da informação computacional e das redes eletrônicas. A evolução das tecnologias no campo criativo, a imersão evolutiva da arte digital e o uso da computação viabilizam um entendimento mais amplo sobre a interação, a participação e conceitos como "horizonte de eventos". Artistas e cientista que utilizam o meio digital se entregam a dois processos de transformação no âmbito criativo: o primeiro, compreender a transformação da matéria utilizada, outrora, para representar os objetos e obras de arte, agora construída por bits de informação, códigos computacionais e algoritmos. O segundo, o estabelecimento de vínculos sociais, acadêmicos e científicos, cujas relações são imersivas e dão conta de uma revolução tecnológica e científica, através das tecnologias computacionais de compartilhamento e transferência de dados em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Niño Bernal, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia.

Professor de Estética na Faculdade de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Javeriana. Doutor em Ciências, com especialização em Ciência Política da AIU, da UE Mestre de Estudos Políticos. Pontificia Universidad Javeriana. Especialista em gestão e gestão cultural na Universidade de Rosario. Restaurador de móveis da Universidade Externa da Colômbia. Membro do grupo de pesquisa em Estética, novas tecnologias e habitabilidade

Referências

BARROS, Ana. SANTOS, Nara. Nanoarte no museu interativo 200 milhóes de anos: tecendo o tempo ou sendo tecida pelo espacio. Págs. 59-70. En: Raúl Niño Bernal (Editor Académico) Estética, Convergencia, Acontecimientos Creativos: Percepciones urbanas y transformaciones de las artes, las ciencias y las tecnologías. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana. 2014

CHAINTIN, Gregory. Demostrando a Darwin. La biología en clave matemática. Argentina: TusQuets, 2013

EMMECHE, Claus. La vida simulada en el ordenador. La nueva ciencia de la vida artificial. España: Gedisa Editorial. 1994

GIANNETTI, Claudia. Estética digital. Sintopía del arte, la ciencia y la tecnología. España: LángeLot, 2002

GOMEZ, Nelson. Vida Artificial. Ciencia e Ingeniería de Sistemas Complejos. Colombia: Editorial Universidad del Rosario. 2014

HUNEMAN, Philippe. ¿Emergence made Ontological? Computational versus Combinatorial Approaches. Journal of Philosophy of Science. v. 75. Dic. p. 595-607, 2008

HUNEMAN, Philippe. Emergence and Adaptation. Minds and Machines, n.18, p. 493-520. Springer, 2008

HUNEMAN, Philippe. Topological Explanations and Robustness in Biological Sciences. En Synthése. Springer Science + Business Media B.V. IHPST, p. 11-45, 2010

KAKU, Michio. The Future of the Mind: The Scientific Quest to Understand, Enhance, and Empower the Mind. New York: Doubleday, 2014

LAHOZ BELTRÁ, Rafael. Bioinformática. Simulación, vida artificial e inteligencia artificial. Madrid: Rafael Lahoz Beltrá. 2004

NIÑO, Raúl. (Editor Académico) Estética, convergencia, acontecimientos creativos: percepciones urbanas y transformaciones de las artes, las ciencias y las tecnologías. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana. 2014

PRIGOGINE, Ilya. ¿Tan sólo una ilusión? Barcelona: Editorial TusQuets, 1991

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. The end of certainty. New York: Free Press, 1997

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. The new alliance, Scientia 112, (1977). Part One: From Dynamics to Thermodynamics: Physics, the Gradual Opening towards the World of Natural Processes. Scientia 112, p. 287-318, 1977; Part Two: An Extended Dynamics: towards a Human Science of Nature. Scientia 112, p. 643-653, 1977

STEWART, Ian. El segundo secreto de la vida. Barcelona: Editorial Drakontos, 1999.

Publicado

25-09-2015

Como Citar

BERNAL, R. N. Imersão evolutiva, arte digital, ciência e tecnologia. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 11–122, 2015. DOI: 10.36025/arj.v2i2.7287. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/7287. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Parte 2 – Arte e Tecnologia – Conectividades