O museu de cada um: montagens e fantasmas

Autores

  • Sheila Cabo Geraldo Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v2i2.7294

Palavras-chave:

Fantasma, Sobrevivência, Montagem, Historiografia, Imagem

Resumo

Para Warburg, cada imagem é o resultado de deslocamentos temporais e culturais, que se sedimentam e sobrevivem como forma, fazendo com que cada imagem seja um momento energético e dinâmico que, ciclicamente, reaparece de maneira fantasmática, denominada por Warburg de Pathosformel e que aflora nas fricções. Nessas considerações, avalia-se, também, o que fez André Malraux ao constituir o seu Museu imaginário, em que desenvolve, como exercício, uma história da arte por similitudes (formais e retóricas), mas não por influências, cuja principal relevância recai em uma espécie de montagem visual experimental, que pensa dar conta, em arte, de uma herança cultural maior e mais expandida que a produção ocidental de matriz greco-latina

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Biografia do Autor

Sheila Cabo Geraldo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora do PPGArtes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, concluiu pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri (2008) com bolsa Capes e foi presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP - no biênio 2011/2012. Editora da revista Concinnitas, do Instituto de Artes da Uerj/PPGArtes entre 2003 e 2011 e publicou Goeldi: modernidade extraviada (1995), Trânsito entre Arte e Política (org.) 2012, Narrativas, Ficções e Subjetividades (org.) 2012 e Fronteiras: arte, imagem, história (org.) 2014. Fez doutoramento em História pela Universidade Federal Fluminense (2001), com a tese Arte e Modernidade Germânica e foi bolsista DAD na Freie Universität Berlin em 1998. Bolsista Produtividade (CNPq 2).

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Publicado

25-09-2015

Como Citar

GERALDO, S. C. O museu de cada um: montagens e fantasmas. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 15–26, 2015. DOI: 10.36025/arj.v2i2.7294. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/7294. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Parte 1 – Arte no Mundo – Conexões Possíveis