INFRA-MINCE ou um murmúrio secreto

Autores

  • Patricia Dias Franca-Huchet Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v2i2.7297

Palavras-chave:

Infra-mince, notas, Marcel Duchamp, invisibilidade, experiência

Resumo

Texto investiga as Notas sobre o Infra-mince do artista Marcel Duchamp (1887-1968), redigidas em torno de 1935 e publicadas após sua morte por Paul Matisse, assinalando como foco de estudo as de número 01, 06, 16, 02, 46 e 03, nesta ordem.  O Infra-mince é um enunciado de Marcel Duchamp na forma de um conjunto de notas, evocando aspectos sensoriais e envolvendo percepções da ordem do sensível, da sensação, da linguagem e da complexidade dos jogos de palavra. Duchamp, partindo sempre do devir imperceptível da sensação, legou-nos pelas notas do Infra-mince aquilo que considero o seu maior segredo. Esse conceito — Infra-mince — contém toda a potência de seu trabalho e induz a pensarmos em seu caráter plástico, teórico e mesmo histórico. Nas notas, observamos uma confluência entre o jogo, a palavra, a sensação e o erotismo. Destacamos a experiência sensorial como meio para a percepção do caráter lábil e flexível destas notas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Dias Franca-Huchet, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Desenho ensinando na graduação e pós-graduação em artes visuais. Pesquisadora do BE-IT: Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo. Doctorat e Master pela Université de Paris I | Sorbonne. Master 1 pela Université de Paris VIII. Pós-doutorado pela Université de Paris III — Institut de Recherche sur le Cinéma et l’Audiovisuel (IRCAV) e no Centre de Recherche en Esthétique du Cinéma et des Images (CRECI) — Philippe Duboois — com percurso na École des Hautes Études en Sciences Sociales-Paris. Trabalha sobre a imagem focalizando seu interesse pela reconstrução crítica da tradição pictural. Coordena o grupo de pesquisa BE-IT: Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo do qual foi a fundadora. Foi membro do corpo permanente do PPGArtes da EBA/UFMG que ajudou a fundar de [1998-2014]. Membro do conselho editorial de três revistas de Programas de Pós-Graduação. Foi professora da Universidade de São Paulo [ECA-CAP] de 1995 a 1997 aconvite de Walter Zanini e Julio Plaza. Tem publicações em livros e revistas especializadas no Brasil e em outros paises. Foi professora convidada da Universitat Politècnica de València durante estágio Pos-doutoral e na Université de Paris III. Pesquisou, expôs e publicou na Fondation Danäe/França. Divide as suas atividades entre o ensino, a pesquisa, a prática artística [fotografia, instalações, objetos, livros], apresentações de trabalho, publicações, curadoria e exposições. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, instalação, literatura, pintura, desenho e edição.

Referências

BENJAMIN, Walter. Origine du drame baroque allemand. Paris: Flammarion-Champs, 1985.

BENJAMIN, Walter. Sur le langage. Oeuvres I. Paris: Gallimard, 2000.

DIDI-HUBERMAN. Georges. L’Empreinte. Catálogo de exposição. Paris: Ed. Centre Georges Pompidou, 1997.

DUCHAMP, Marcel. Duchamp du Signe. In: SANOUILLET, Michel (Org.) Écrits. Paris: Flammarion, 1975.

DE DUVE, Thierry. Nominalisme Pictural: Marcel Duchamp la peinture et la modernité. Paris: Ed. de Minuit, 1984.

DWORKIN, Craig. No Medium. Cambridge MA: The MIT Press, 2013.

FRANCA-HUCHET, Patricia. Infra-mince, Zona de sombra e o tempo do entre dois. Porto Arte. N?16, Porto Alegre: Revista do PPGAV da UFRGS, 1998.

HULTEN, PONTUS. Marcel Duchamp: work and life. Cambridge: The MIT Press, 1993.

LEBEL, Robert. Sur Marcel Duchamp. Paris: éditions Trianon, 1959; re-edição Centre Pompidou/Mazzotta, 1996.

LYOTARD, Jean-François. Les Transformateurs Duchamp. Paris: Ed. Galilée, 1977.

MATISSE, Paul (Org.). Marcel Duchamp Notes. Paris: Centre National d'Art et de Culture Georges Pompidou, 1980.

PARRET, Herman. Duchamp’s TRANS/formers. Prefácio. Leuven: Leuven University Press, 2010.

Publicado

25-09-2015

Como Citar

FRANCA-HUCHET, P. D. INFRA-MINCE ou um murmúrio secreto. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 40–59, 2015. DOI: 10.36025/arj.v2i2.7297. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/7297. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Parte 1 – Arte no Mundo – Conexões Possíveis