Anarquismo pós-produção

Autores

  • Paul Werner Editor, WOID, a journal of visual language Publisher, The Orange Press

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v2i2.7299

Palavras-chave:

Anarquismo, Arte, EUA, Consumismo, Come! Unity Press

Resumo

A Come! Unity Press foi uma comunidade anarquista dos anos setenta, nascida em New York, que se inspirava nas ideias de Murray Bookchin, mais conhecido pela sua teoria do “Anarquismo Pós-Escassez”. A Come! Unity Press oferecia acesso livre para publicações variadas de literatura e produção visual, o que a levou a atrair um espectro largo de grupos desprivilegiados e marginalizados pela sociedade: nativos americanos, porto-riquenhos, negros, gays, entre outros. Apesar desta postura, como outros movimentos culturais, o projeto cumpriu “a metamorfose da luta política, de vontade de decidir em objeto de prazer contemplativo, de meio de produção em artigo de consumo” [Walter Benjamin]. A Come! Unity Press foi precursora das culturas alternativas norteadas pelo consumo que vemos hoje. Este artigo sugere paralelos entre a Come! Unity Press e as ideologias do Cubismo e do programa cultural da República Popular da Bavária de 1919.

Traduzido por Alice Heeren.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Work, consumerism and the new poor. Buckingham: Open University Press, 1998.

BILLINGTON, James. Fire in the minds of men: the origins of the revolutionary faith. New York: Basic Books, 1980.

BOOKCHIN, Murray. The ecology of freedom: the emergence and dissolution of hierarchy. Palo Alto: Cheshire Books, 1982.

BOOKCHIN, Murray. Post-scarcity anarchism. Second edition with a new introduction. Montreal-Buffalo: Black Rose Books, 1986.

CLARK, John. Municipal dreams: social ecological critique of Bookchin’s politics. Originally published in Social ecology after Bookchin, ed Andrew Light. New York: Guildford Press, 1998. Disponível em: http://theanarchistlibrary.org/library/john-clark-municipal-dreams-social-ecological-critique-of-bookchin-s-politics.lt.pdf

COYOTE, Peter. Interview by Etan Ben-Ami. Mill Valley, California. January 12, 1989. Disponível em: http://www.diggers.org/oralhistory/peter_interview.html

"FREE" [Abbie Hoffman]. Revolution for the hell of It. New York: Dial Press, 1968.

MARX, Karl. Capital [1867]. “Preface to the first german edition.”

MILLER, James. Democracy is in the streets. From Port Huron to the Siege of Chicago. New York: Simon and Schuster, 1987.

PROUDHON, Pierre-Joseph. De la création de l’ordre dans l’humanité. [1843] Paris: A. Lacroixet Cie, 1873.

REICH, Charles. The greening of America. New York: Random House, 1970.

ROSZAK, Theodore. The making of a counter culture. Reflections on the technocratic society and its youthful opposition. New York: Doubleday, 1969.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Du contrat social [1762].

SAVIO, Mario. Sit-in Address on the Steps of Sproul Hall. Delivered 2 December 1964, The University of California at Berkeley. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fYSY2ohHFnQ

SCHILLER, Friedrich. Über die ästhetische Erziehung des Menschen in einer Reihe von Briefen. Leipzig, 1795.

SHARAF, Myron. Fury on Earth. A biography of Wilhelm Reich. New York: St. Martin's Press, 1983.

TÖNNIES, Ferdinand. Gemeinschaft und Gesellschaft. Abhandlung des Communismus und des Socialismus als empirischer Culturformen. Leipzig: Fues's Verlag, 1887.

WEINSTEIN, Joan. The end of expressionism: art and the november revolution in Germany, 1918-19. Chicago: University of Chicago Press, 1990.

WERNER, Paul. La grande allusion: the ideology of Cubism. Unpublished manuscript, 1997.

Publicado

25-09-2015

Como Citar

WERNER, P. Anarquismo pós-produção. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 27–39, 2015. DOI: 10.36025/arj.v2i2.7299. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/7299. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Parte 1 – Arte no Mundo – Conexões Possíveis