Teatro virtual: teoria e prática

Autores

  • Marco Aurélio Pinotti Catalão Departamento de Artes Cênicas Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v3i1.8203

Palavras-chave:

Teatro Virtual, Crítica Teatral, Dramaturgia Contemporânea, Ficção, Epistemologia

Resumo

A partir da análise de obras contemporâneas que expandem a concepção do teatro para além de sua realização efêmera, singular e irreproduzível, este artigo apresenta o conceito de “teatro virtual”, formulado com o intuito de problematizar os limites da experiência teatral. A partir desse novo conceito, podemos repensar não apenas a forma como analisamos as experiências performativas contemporâneas, mas também as próprias relações entre crítica e criação, teatro e literatura, ficção e realidade.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Pinotti Catalão, Departamento de Artes Cênicas Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo

Dramaturgo e pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Artes Cênicas da ECA / USP. Bolsa Fapesp/CAPES, processo nº 2015/07437-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

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Publicado

17-05-2016

Como Citar

CATALÃO, M. A. P. Teatro virtual: teoria e prática. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 92–106, 2016. DOI: 10.36025/arj.v3i1.8203. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8203. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Teatro em campo expandido