Olhares sobre a ausência/presença: teatro e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v3i1.8306Palavras-chave:
Ausência, Presença, Teatro Contemporâneo, Tecnologia, DispositivoResumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre os conceitos de ausência e presença na cena contemporânea, relacionados à utilização/produção de aparatos tecnológicos, com ênfase em três aspectos: texto, máscaras videográficas e espaço cênico.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Editions Galilée, 1981.
BYUNG-CHUL, Han. A sociedade da transparência. Lisboa: Relógio d´Água Editores, 2014.
DANAN, Joseph. Qu'est-ce que la dramaturgie? Paris: Actes Sud-Papiers, 2012.
GOEBBELS, Heiner. Aesthetics of absence: questioning basic assumptions in performing arts. In: Heiner Goebbels, Artist-in-Residence, Cornell University: Cornell lecture on contemporary aesthetics, march 2010. Nova York: Cornell University, 2010. p. 1-20. Disponível em: http://igcs.cornell.edu/home/visitors/aesthetics. Acesso em: 26 ago. 2015.
HAAR, Michel. A obra de arte. Ensaio sobre a ontologia das obras. Rio de Janeiro, Difel, 2007.
HEIDEGGER, Martin. A obra de arte. In: Caminhos de Floresta. Tradução Irene Borges-Duarte e Filipa Pedroso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LES FANTASMAGORIES TECHNOLOGIQUES. Denis Marleau. Châlons-en-Champagne: La Comète, 2009. 1 peça de teatro.
LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 2001.
LIFE itself is not enough. Fred Eerdekens. Paris: Magda Danysz Gallery, 2012. 1 fotografia.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. S. Paulo/Rio de Janeiro: Record, 2001.
SIEGMUND, Gerald. Apparatus, attention, and the body: the theatre machines of Boris Charmatz. In: TDR/Theatre Drama Review, Massachusetts, v. 51, n. 3, p. 124-139, outono, 2007a.
SIEGMUND, Gerald. Experience in a space where I am not: staging absence in contemporary dance. In: Discourses in dance, Londres, v. 4, n. 1, p. 77-95, 2007b.
VIDEOTANGO. Otávio Donasci. Rio de Janeiro: Festival de Arte Performance Brasil, 2011. 1 vídeo performance.
WILSON, Robert. Voom Portraits. São Paulo: SESC-Pinheiros, 2008.
WILSON, Robert. Robert Wilson: space time. Milano: Silvana Editoriale, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ipojucan Pereira da Silva, Felisberto Sabino Costa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.