Olhares sobre a ausência/presença: teatro e tecnologia

Autores

  • Ipojucan Pereira da Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Felisberto Sabino Costa Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v3i1.8306

Palavras-chave:

Ausência, Presença, Teatro Contemporâneo, Tecnologia, Dispositivo

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre os conceitos de ausência e presença na cena contemporânea, relacionados à utilização/produção de aparatos tecnológicos, com ênfase em três aspectos: texto, máscaras videográficas e espaço cênico.

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Biografia do Autor

Ipojucan Pereira da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes - CAC-ECA. Área: Teoria e Prática do Teatro. Doutor em Teoria e Prática Teatral. Vice-Coordenador do grupo de pesquisa O CÍRCULO – Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena.

Felisberto Sabino Costa, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Artes Cênicas. Coordenador-Geral do grupo de pesquisa O CÍRCULO – Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena.

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Publicado

17-05-2016

Como Citar

SILVA, I. P. da; COSTA, F. S. Olhares sobre a ausência/presença: teatro e tecnologia. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 80–91, 2016. DOI: 10.36025/arj.v3i1.8306. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8306. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Teatro em campo expandido