Teatro e robótica: os androides de Hiroshi Ishiguro, em encenações de Oriza Hirata

  • Izabella Pluta Universidade Lyon 2
Palavras-chave: Geminoide, Teatro, Ator, Laboratório, Experimentação

Resumo

Este artigo analisa o percurso teatral dos androides, em especial Geminoide F, projetado pelo engenheiro de robótica Hiroshi Ishiguro em seu laboratório ATR, em Osaka, e utilizado em cena pelo diretor e dramaturgo Oriza Hirata. Esse geminoide engana o olhar em razão da similitude de sua pele com aquela do ser humano, além de sua expressão facial dotada de movimentos de lábios e de piscar de pálpebras. Na verdade, o Geminoide F é uma arquitetura eletrônica extremamente avançada, constituindo o ponto culminante, até o momento, das pesquisas desenvolvidas pelo professor Ishiguro e sua equipe. O robô é também objeto do projeto Android-Human Theatre, concebido por Oriza Hirata, que visa integrar o Geminoide F em uma performance ao vivo e colocá-lo em uma situação de jogo ao lado de atores profissionais. Hirata encena Sayonara, As três irmãs versão Android e Metamorfoses versão android, interrogando, assim, a figura do ator e o processo de criação.

Tradução do francês para o português de Marta Isaacsson (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

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Biografia do Autor

Izabella Pluta, Universidade Lyon 2
Izabella Pluta, pesquisadora em estudos de teatro, crítica de teatro e tradutora. Atualmente: pesquisadora associada ao EA Passages XX-XXI (Universidade de Lyon 2), fundadora e responsável pelo Theatre in Progress. Associação para a pesquisa e criação relacionada a Tecnologia (Lausanne).

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Publicado
17-05-2016
Como Citar
PLUTA, I. Teatro e robótica: os androides de Hiroshi Ishiguro, em encenações de Oriza Hirata. ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 3, n. 1, p. 65-79, 17 maio 2016.
Seção
Dossiê: Teatro em campo expandido