Teatro e robótica: os androides de Hiroshi Ishiguro, em encenações de Oriza Hirata

Autores

  • Izabella Pluta Universidade Lyon 2

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v3i1.8405

Palavras-chave:

Geminoide, Teatro, Ator, Laboratório, Experimentação

Resumo

Este artigo analisa o percurso teatral dos androides, em especial Geminoide F, projetado pelo engenheiro de robótica Hiroshi Ishiguro em seu laboratório ATR, em Osaka, e utilizado em cena pelo diretor e dramaturgo Oriza Hirata. Esse geminoide engana o olhar em razão da similitude de sua pele com aquela do ser humano, além de sua expressão facial dotada de movimentos de lábios e de piscar de pálpebras. Na verdade, o Geminoide F é uma arquitetura eletrônica extremamente avançada, constituindo o ponto culminante, até o momento, das pesquisas desenvolvidas pelo professor Ishiguro e sua equipe. O robô é também objeto do projeto Android-Human Theatre, concebido por Oriza Hirata, que visa integrar o Geminoide F em uma performance ao vivo e colocá-lo em uma situação de jogo ao lado de atores profissionais. Hirata encena Sayonara, As três irmãs versão Android e Metamorfoses versão android, interrogando, assim, a figura do ator e o processo de criação.

Tradução do francês para o português de Marta Isaacsson (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabella Pluta, Universidade Lyon 2

Izabella Pluta, pesquisadora em estudos de teatro, crítica de teatro e tradutora. Atualmente: pesquisadora associada ao EA Passages XX-XXI (Universidade de Lyon 2), fundadora e responsável pelo Theatre in Progress. Associação para a pesquisa e criação relacionada a Tecnologia (Lausanne).

Referências

BIBLIOGRÁFICAS

BAY-CHENG, Sarah; KATTENBELT, Chiel; LAVENDER, Andy; NELON, Robin (Org.). Mapping Intermediality in Performance. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2010.

?APEK, Karel. R.U.R, comédie utopiste en trois actes et un prologue, traduit du tchèque par H. Jelinek. Les Cahiers dramatiques, n°?21, supplément au n°?37 du Théâtre et Comoedia illustré, 1er?octobre 1924.

DIXON, Steve. Digital Performance: A History of New Media in Theatre, Dance, Performance Art and Installation. Cambridge, Massachusetts; London: The MIT Press, 2007.

FOURMENTRAUX, Jean-Paul. Artistes de laboratoire. Recherche et création à l’ère numérique. Paris: Hermann, 2011.

GRIMAUD, Emmanuel; PARÉ, Zaven. Le jour où les robots mangeront des pommes. Paris: Editions PETRA, 2011.

HIRATA, Oriza. About Our Robot/Android Theatre. Traduit par Kei Hibino, Comparative Theatre Review, v.11, n. 1 (English Issue), p.1, March 2012.

LABORATOIRE de l’inquiétante étrangeté. Thé-Ro. Théâtre et robotique, Descriptif du projet, 2011.

MASAHIRO, Mori. The Uncanny Valley (Bukimi no tani), K. F. MacDorman & T. Minato, Trans. Energy, 7 (4), p. 33-35, 1970.

PLUTA, Izabella. La performance de la machine ou comment les cyborgs et les robots jouent sur la scène. Ligeia. Dossiers sur l’art, Nos 117-120 : La Performance sous la direction de Julie Bawin et Pierre-Jean Foulon, p. 169-185, juillet-décembre, 2012.

PLUTA, Izabella. Robot przyjacielem cz?owieka. Wywiad z Oriz? Hirat? [Robot, ami de l’homme. Entretien avec Oriza Hirata], Teatr, p. 10-14, mars, 2013 (article en polonais), en version française: Pluta, Izabella (dir.). Scène numérique et expérimentation, en publication.

PLUTA, Izabella. Robots sur scène. (En)jeu du futur. Jeu. Revue de théâtre, No 149: Mémoires en jeu, p. 145-148, décembre, 2013.

ZHANG, Yun. Investigating Collaboration in Art and Technology. In: CANDY, Linda; EDMONDS, Ernest (Org.). Interacting: Art, Research and the Creative Practitioner, Oxfordshire: Libri Publishing, 2011, p. 122-135.

ARTICLES IN ONLINE JOURNALS

ATR Intelligent Robotic and Communication Laboratoriers. Understanding the Mechanism of Sonzai-Kan. [2006] Disponível em: http://www.geminoid.jp/projects/kibans/Data/panel-20060719-mod2-only.pdf. Acesso em: 30 set. 2011.

HELLIOT, Armelle. La Métamorphose version androïde d'Oriza Hirata, Le Figaro. Blog, Disponível em: http://blog.lefigaro.fr/theatre/2014/11/la-metamorphose-version-androi.html publié le 14 nov. 2014, acesso em: 19 nov. 2015.

KLOC, Joe. Into Uncanny Valley, Disponivel em: http://seedmagazine.com/content/article/uncanny_valley/P2/ publié le 9 nov. 2009, acesso em: 20 nov. 2015.

OSAKA Kaleidoscope. Hopes and Expectations for “Robot Theatre”. Disponível em: http://www.osaka-brand.jp/en/kaleidoscope/robot/index.html. Acesso em: 27 nov. 2015.

PARÉ, Zaven. The art of being together with robots: A conversation with Professor Hiroshi Ishiguro. International Journal of Social Robotics, Springer Journals, Special issue: Artificial Empathy: An Interdisciplinary Investigation, Acesso em: http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs12369-014-0264-9#/page-1, publié le 5 nov. 2014, acesso em: 28 nov. 2015.

Arquivos adicionais

Publicado

17-05-2016

Como Citar

PLUTA, I. Teatro e robótica: os androides de Hiroshi Ishiguro, em encenações de Oriza Hirata. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 65–79, 2016. DOI: 10.36025/arj.v3i1.8405. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8405. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Teatro em campo expandido