Trabalhando com Exposição Física na Dança Contemporânea em Espaços Externos

  • Paula Kramer Artista independente.
Palavras-chave: Dança em espaços externos, materialidade, prática-como-pesquisa, site-specific, Amerta Movement

Resumo

Artigo apresenta quatro estratégias para trabalhar com exposição física na dança contemporânea em espaços externos. Combina prática de movimento informada pelo Amerta Movement com pensamento neomaterialista e fundamentalmente se baseia na prática-como-pesquisa doutoral da autora Dancing Materiality (2015). O artigo sugere principalmente que engajar com a turba material do mundo como um todo através da exposição física pode permitir aos que trabalham com movimento perceber e se basear em agenciamento material e confederações intermateriais em processos de criação em dança. Também sugere que experienciar a materialidade como vivaz e agenciadora carrega o potencial para impactar como nós nos posicionamos neste mundo mais geralmente e poderia afetar a atividade humana além do território específico da dança (em espaços externos) contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Kramer, Artista independente.

Paula Kramer é pesquisadora em dança e movimento baseada em Berlim, Alemanha. Especialista em práticas de pesquisa artísticas e movimento ao ar livre. Trabalha, ensina e atua em locais rurais e urbanos. Tem formação em ciências políticas e doutorado em Dança na Universidade de Coventry (2015) com uma prática-como-pesquisa. Sua prática de movimento baseia-se em Amerta Moviment e seu trabalho como um todo aborda a materialidade no contexto da dança, mas também de vida. 

Referências

AUTHENTIC MOVEMENT COMMUNITY. About Authentic Movement, n.d. Available at: http://www.authenticmovementcommunity.org/about. Accessed on: 22 Apr. 2015.

BENNETT, JANE: Powers of the Hoard: Further Notes on Material Agency. In COHEN, Jeffrey Jerome (Ed.). Animal, Vegetable, Mineral: Ethics and Objects. Washington, DC: Oliphaunt Books, 2012, p. 237-269.

BENNETT, Jane. Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Durham and London: Duke University Press, 2010.

BLOOM, Katya, GALANTER, Margit, and REEVE, Sandra (eds.). Embodied Lives. Reflections on the Influence of Suprapto Suryodarmo and Amerta Movement. Axminster: Triarchy Press, 2014.

HARMAN, Graham. Strange Realism: On Behalf of Objects. The Humanities Review v. 12, n. 1, p. 3-18, 2015

HAY, Deborah. My Body, the Buddhist. Middletown: Wesleyan University Press, 2000

HEIDEGGER, Martin. Building Dwelling Thinking. In HEIDEGGER, Martin. (Ed) Poetry, Language, Thought. New York: Harper and Row, 1971, p. 145-161.

INGOLD, Tim. Making: Archaeology, Anthropology, Art and Architecture. London: Routledge, 2013.

INGOLD, Tim. Thinking through Making. Video of a lecture given at Tales from the North, Conference at the Institute for Northern Culture in Lapland, 12. April 2012. Available at: http://syntheticzero.net/2014/03/12/tim-ingold-on-thinking-through-making/. Accessed on: 05. Sept. 2014.

INGOLD, Tim. Being Alive: Essays on Movement, Knowledge and Description. London: Routledge, 2011

INGOLD, Tim. Epilogue: Towards a Politics of Dwelling. Conservation and Society v. 3, n. 2, p. 501-508, 2005.

INGOLD, Tim. The Perception of the Environment: Essays on Livelihood, Dwelling and Skill. London: Routledge, 2000

JOY, EILEEN. You Are Here: A Manifesto. In COHEN, Jeffrey Jerome (Ed.). Animal, Vegetable, Mineral: Ethics and Objects. Washington, DC: Oliphaunt Books, 2012, p. 153-172.

KLEIN, Susan and MAHLER, Barbara. ‘Klein Technique’, version adapted by Mahler in 2008. New York: Susan Klein and Barbara Mahler School of Dance and Movement Studies, 2001. Available at: https://barbaramahler.files.wordpress.com/2010/08/barbaramahler.pdf. Accessed on: 01 May 2015.

KRAMER, Paula. Dancing Materiality: A Study of Agency and Confederations in Contemporary Outdoor Dance Practices. 2015. 232 p. Thesis (PhD, Dance). Centre for Dance Research, Coventry University, Coventry, 2015.

KRAMER, Paula. Bodies, Rivers, Rocks and Trees: Meeting Agentic Materiality in Contemporary Outdoor Movement Practices. Performance Research: A Journal of the Performing Arts v. 17, n. 4, p. 83-91, 2012a

KRAMER, Paula. Dancing in Nature Space - Attending to Materials. In RAVN, Susanne and ROUHIAINEN, Leena (Eds.). Dance Spaces. Practices of Movement. Odense: University Press of Southern Denmark, 2012b, p. 161-174.

KRAMER, Paula. Of Not Getting Lost: Making use of Materials. Auditory Perspectives, E-Journal on Visual and Art History n. 2, p. 1-7, 2011. Available at: http://www.kunsttexte.de/index.php?id=907&L=1. Accessed on: 25 Aug. 2011.

MAINZ, Bettina. Part 1, Body of Becoming and Progressing into no-Progress. Journal of Dance and Somatic Practices v. 3 n. 1+2, p. 145-147, 2011.

NOVACK, Cynthia Jane. Sharing the Dance: Contact Improvisation and American Culture. Madison: University of Wisconsin Press, 1990.

Ravn, Susanne. Sensing Movement, Living Spaces: An Investigation of Movement Based on the Lived Experience of 13 Professional Dancers. Saarbrücken: VDM, 2009.

REEVE, Sandra. Reading, Gardening and ‘Non-Self’: Joged Amerta and its Emerging Influence on Ecological Somatic Practice. Journal of Dance and Somatic Practices v. 2, n. 2, p. 189-203, 2010.

SCHOOL FOR BODY-MIND CENTERING: About BMC, 2014. Available at: http://www.bodymindcentering.com/about. Accessed on: 19 Apr. 2015.

WHITEHEAD, Simon and BUCKWALTER, Melinda. Simon Whitehead in Conversation with Melinda Buckwalter, 2009. Available at: http://www.movementresearch.org/criticalcorrespondence/blog/?p=610. Accessed on: 04 May 2015.

Publicado
17-05-2016
Como Citar
KRAMER, P. Trabalhando com Exposição Física na Dança Contemporânea em Espaços Externos. ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 3, n. 1, p. 107-128, 17 maio 2016.
Seção
Dossiê: Teatro em campo expandido