Quando a dança se torna nossa: corpos, movimentos, modos de atenção e(m) pesquisa

Autores

  • Emyle Daltro Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v9i2.25851

Palavras-chave:

investigação de movimentos com não/humanos, atenção, pesquisa artística em dança, cartografia, Dança Salobra

Resumo

A proposta deste texto é verificar as relações que deram início e teceram a pesquisa artística composta com uma experimentação em dança e vídeo denominada Dança Salobra. Evidencia-se como a investigação de movimentos com não/humanos teve possibilidade de nascer e se desdobrar dessas/com essas relações, criando corpos e(m) danças com a experiencia da própria pesquisadora. Por meio do método da cartografia, processos atencionais foram acompanhados, configurando-se como importantes mediadores dessa composição em arte e vida.

 

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Biografia do Autor

Emyle Daltro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Emyle Pompeu de Barros Daltro é professora adjunta dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC). Artista-pesquisadora do Observatório e Laboratório de Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea na América Latina, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

DALTRO, E. P. de B. Quando a dança se torna nossa: corpos, movimentos, modos de atenção e(m) pesquisa. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022. DOI: 10.36025/arj.v9i2.25851. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/25851. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Dramaturgias e Epistemologias Insurgentes na Dança