Escutar caminhos

Autores

  • Leandra Lambert

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v4i2.12532

Palavras-chave:

Artes visuais. Música. Escuta. Trânsitos. Resistências.

Resumo

A partir de minhas práticas artísticas que envolvem caminhadas à deriva, o exercício de uma escuta profunda em múltiplos sentidos e o desenvolvimento de uma "met-hodologia sônica", traço algumas reflexões sobre aspectos do nomadismo contemporâneo, trânsitos, impedimentos, confinamentos e resistências. Nesse caminho, traço relações também entre estas questões e determinados trabalhos de alguns artistas contemporâneos. Sob estas perspectivas, abordo ainda o problema das restrições espaciais socialmente impostas às mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandra Lambert

Leandra Lambert, artista, compositora-performer, cantora-improvisadora. Doutora em Artes. Doutorado sanduíche pelo PPGArtes-UERJ / Paris 1 Panthéon-Sorbonne com bolsa Capes PDSE (2017).

Referências

ABRAM, David. The spell of the sensuous. New York: Vintage, 1997.

ALŸS, Francis. A Story of Deception. Catálogo de exposição itinerante. ed. GODFREY.M; BIESENBACH.K. London/New York: Tate/MoMa.

ANDERSON, Laurie. I in U / Eu em Tu. Catálogo da exposição realizada em 2010 no CCBB-SP e em 2011 no CCBB-RJ. Santana do Parnaíba-SP: Mag Mais Rede Cultural, 2011.

______. In: GOLDBERG, RoseLee. Laurie Anderson. London: Thames & Hudson, 2000.

______. Stories from the Nerve Bible. New York: Harper Perennial,1993.

ATTALI, Jacques. Noise and Politics. in ed. COX, C.; WARNER, D. Audio Culture: Readings in Modern Music. New York: Continuum, 2004.

AUGÉ, Marc. Não-Lugares: Introdução a uma Antropologia da Supermodernidade. Campinas: Papirus, 1997.

AUGOYARD, Jean-François; TORGUE, Henry. (Ed.). Sonic Experience: A Guide for Everyday Sounds. Montreal: McGill-Queen`s University Press, 2008.

BAGATOLI, Vera Maria. Caminhar como poética. In: ENCONTRO DA ANPAP, 18., 2009, Salvador. Transversalidades nas artes visuais: anais... Salvador: EDUFBA. 2009. p. 2755-2766.

BARTHES, Roland. A câmera clara. Notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BAUDELAIRE, Charles. Poesia e Prosa, Nova Aguilar, 1995

BENJAMIN, Walter. Passagens. São Paulo/Belo Horizonte, Imprensa Oficial do Estado/Ed.UFMG, 2006.

______. Haxixe. São Paulo: Brasiliense, 1984.

______. Sur le pouvoir d’imitation, Oeuvres. Paris: Gallimard, 2000.

______. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 2012.

______. Obras Escolhidas: Rua de mão única, v. 2. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BHABHA, H., 1998. Locais da Cultura. In: O Local da Cultura. Belo Horizonte: ed. UFMG.

BORGES, Jorge Luis. Obras Completas volume 1. São Paulo: Editora Globo, 1998.

BRECHT, Bertold. Manual para os Citadinos.

BUFFET, Laurent. (org.) Itinérances: L'Art em Déplacement. Paris?: De L'Incidence Ed.

______. L'Art em Déplacement. pp. 7-16. In BUFFET, Laurent. (org.) Itinérances: L'Art em Déplacement. Paris?: De L'Incidence Ed.

BULL, Michael. Auditory. In: JONES, Caroline A. (Ed.). Sensorium: embodied experience, technology, and contemporary art. Cambridge: MIT, 2006.

______; BACK, Les. (Ed.) The Auditory Culture Reader. Oxford/New York: Berg, 2003.

BURROUGHS, W; GYSIN, B. The Third Mind. New York: the Viking Press. 1978.

CAESAR, Rodolfo. O Tímpano é Uma Tela!. Catálogo da exposição Arte e Música. Rio de Janeiro: Metrópolis Produções Culturais & Caixa Cultural, 2008.

CAGE, John. Silence: Lectures and Writings by John Cage. Middletown: Wesleyan University Press. Textos de 1939 a 1958. 1. ed., 1961. Reed. 1973.

CARDIFF, J., 2005. Interview with Kelly Gordon. Avaible from: http://hirshhorn.si.edu/exhibitions/description.asp?Type=past&ID=20

CLASSEN, Constance. The Witch`s Senses: Sensory Ideologies and Transgressive Femininities from Renaissance to Modernism. HOWES, David (Ed.). In: Empire of the Senses: The Sensual Culture Reader. Oxford - New York: Berg, 2005.

CLIFFORD, J., 2002. Sobre a alegoria etnográfica. In: A Experiência Etnográfica: antropologia e literatura no séc. XX. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, pp.63-99.

COX, Christoph; WARNER, Daniel (Ed.). Audio Culture: Readings in Modern Music. New York: Continuum, 2004.

CRITON, Pascale. O Ouvido Ubíquo: Escutar de outro modo. in Cadernos de Subjetividade, ano 9, n.14. São Paulo: PUC - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade, 2012

DAVILA, Thierry et al. Les Figures de La Marche. Catálogo de exposição realizada no Musée Picasso, Antibes. 2000.

______. Errare Humanum Est. In Les Figures de La Marche. pp. 253-313. Catálogo de exposição realizada no Musée Picasso, Antibes. 2000.

______. Marcher, Créer. Déplacements, flâneries, dérives dans l'art de la fin du XXe siécle. Paris: Regard. 2002.

DEBORD, Guy. Teoría de La Deriva. [S.I.: s.n., 1958].

______. 1956. Methods of Détournement - Published in Les Lèvres Nues #8. http://library.nothingness.org/articles/SI/en/display/3

______.1958. Theory of the Dérive. Published in Internationale Situationniste #2,1958. http://library.nothingness.org/articles/SI/en/display/314

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1996. v.3.

______; ______. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997. v.4.

______; ______. O que é a Filosofia?. São Paulo: Editora 34, 1997.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sortir du Gris, in La Traversée. Texto no catálogo da exposição de Mathieu PERNOT realizada no Museu Jeu De Paume. Paris: Le Point du Jour. 2014.

______. Pensar Debruçado. Lisboa: KKYM. 2015.

DRIFT/DÉRIVE. Ramifications d'une notion polysémique. Catálogo/ publicação coletiva. Genéve/ Dijon: HEAD/ Les Presses du Réel. 2014.

DYSON, Frances. Sounding new media: immersion and embodiment in the arts and culture. Berkeley: UC Press, 2009.

FELD, Steven. Places Sensed, Senses Placed: Toward a Sensuous Epistemology of Enviroments. In: HOWES, David (Ed.). Empire of the senses: the sensual culture reader. Oxford; New York: Berg, 2005.

FERRAZ, M.C.F; BARON, L. Potências e Práticas do Acaso: O acaso na filosofia, na cultura e nas artes ocidentais. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Garamond. 2012.

FLUSSER, Vilém. Texto/imagem enquanto dinâmica do ocidente. Cadernos RioArte, Rio de Janeiro, Caderno lilás, v.2, n.5, p. 64-68, jan.1986.

FULTON, Hamish. Walking Transformation. Catálogo de exposição. Köln: Vila Merkel/Snoeck. 2014

GAGNEBIN, J.M., 1999. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva.

______. 2006. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34.

______. Apagar os rastros, recolher os restos. In SELDMAYER, S.; GINZBURG J. (org.) Walter Benjamin: Rastro, Aura e História, Belo Horizonte: UFMG. 2012

GERALDO, Sheila Cabo. Vizinhança incomum. Concinnitas - Revista do Instituto de Artes da UERJ, Rio de Janeiro, ano 12, v.1, n. 18, p. 80-81, jun. 2011.

GIBSON, James J. The ecological approach to visual perception. New York: Taylor & Francis Group, 1986.

GINZBURG, Jaime. A interpretação do rastro em Walter Benjamin. In SELDMAYER, S.; GINZBURG J. (org.) Walter Benjamin: Rastro, Aura e História, Belo Horizonte: UFMG. 2012

GIRARD, Didier. Ghost of Chance: Interzonas de Risco de William Burroughs. In FERRAZ, M.C.F; BARON, L. Potências e Práticas do Acaso: O acaso na filosofia, na cultura e nas artes ocidentais. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Garamond. 2012.

GOODMAN, Steve. Sonic warfare: sound, affect and the ecology of fear. Cambridge: The MIT Press, 2010.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.

HARAWAY, Donna. Staying with the trouble: Making kin in the Chthulucene. London: Duke University. 2016.

HOOKS, bell. Yearning: Race, gender and cultural politics. New York: Routledge. 2015.

HOHMANN, K; TIÈCHE, A. Commencer pour ne pas finir/ Starting in order not to finish. In DRIFT/DÉRIVE. Ramifications d'une notion polysémique. Catálogo/ publicação coletiva. Genéve/ Dijon: HEAD/ Les Presses du Réel. 2014.

HOWES, David. (Ed.). Empire of The Senses: The Sensual Culture Reader. Oxford/New York: Berg, 2005.

______. Introduction. In: ______ (Ed.) Empire of the senses: the sensual culture reader. Oxford;New York: Berg, 2005.

______. Hyperesthesia, or, The Sensual Logic of Late Capitalism. In: ______ (Ed.). Empire of the senses: the sensual culture reader. Oxford; New York: Berg, 2005.

IHDE, Don. Auditory Imagination. Originalmente publicado In: ______. Listening and Voice - A Phenomenology of Sound, 1976. Republicado In: BULL, Michael; LES BACK (Ed.). The Auditory Culture Reader, Oxford/New York: Berg, 2003.

IVERSEN, M. (org.), 2010. Chance. London/Cambridge: Whitechapell + The MIT Press.

IYER, Vijay. On improvistion, temporality and embodied experience. In: MILLER, Paul D. (Ed.). Sound unbound: sampling digital music and culture. Cambridge: The MIT Press, 2008.

JACKSON, J.B., 1984. Discovering The Vernacular Landscape. New Haven/London: Yale University Press.

______. J.B., 1994. A Sense of Place, A Sense of Time. New Haven/London: Yale University Press.

JANZ, Rolf-Peter. Ausente e Presente: Sobre o Paradoxo da aura e do vestígio. pp. 11-26. In Seldmayer, S.; Ginzburg J. (org.) Walter Benjamin: Rastro, Aura e História, Belo Horizonte: UFMG. 2012

JOHNSON, Ronna C. & GRACE, Nancy M. Girls Who Wore Black: Women Writing the Beat Generation. New Jersey: Rutgers University Press. 2002.

JONES, Caroline A. Sensorium: embodied experience, technology, and contemporary art. Cambridge: MIT, 2006.

KAHN, Douglas. Noise, water, meat: a history of sounds. Cambridge: The MIT Press,1999.

KELLY, Caleb. (Ed.) Sound - Documents of Contemporary Art. London/Cambridge: Whitechapel/MIT, 2011

KIM-COHEN, Seth. In the blink of an ear: toward a non-cochlear sonic art. New York: Continuum, 2010.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, AS, 2002.

KWON, Miwon. O lugar errado. Revista Urbania, São Paulo, n.3, abr. 2008.

______. One place after another: site specific art and locational identity. Cambridge: MIT Press, 2004.

LABELLE, Brandon. 2010a. Background Noise: Perspectives in Sound Art. New York: Continuum.

_______. 2010b. Acoustic territories: sound culture and everyday life. Continuum, 2010.

LATOUR, Bruno. Face à Gaïa. Paris: La Découverte, 2015.

LEÃO, Lucia. A Estética do Labirinto. São Paulo: Anhembi Morumbi. 2002.

LÉVINAS, Emmanuel. O humanismo do outro homem. Petrópolis: Vozes, 2012.

LONG, Richard. Selected Statements and Interviews. London: Haunch of Venison, 2007.

LÖWY, M., Walter Benjamin: aviso de incêndio - uma leitura das teses "Sobre o conceito de história", São Paulo: Boitempo. 2012.

MACIEL, Maria.E., A memória das coisas: ensaios de cinema, literatura e artes plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina. 2004.

_______. As ironias da ordem: coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte: UFMG. 2010.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MASSUMI, Brian. Parables for the virtual: movement, affect, sensation. Durham & London: Duke University, 2002.

McLUHAN, Marshall. Inside the Five Sense Sensorium. In: HOWES, David. Empire of the senses: the sensual culture reader. New York: Berg, 2005.

MILLER, Paul D. (Ed.). Sound unbound: sampling digital music and culture. Cambridge: The MIT Press, 2008.

MOTHERWELL, Robert. (ed.) The Dada Painters and Poets: An Anthology. 2nd ed. Belknap/Harvard: Cambridge/London,1981.

MUNROE, Alexandra; HENDRICKS, Jon; et al. Yes Yoko Ono. New York: Japan Society/Abrams, 2000.

NESHAT, S.; MILANI, F., 2001. Shirin Neshat. Milano: Charta. 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

______. Aurora. São Paulo: Escala. 2007

______. A Gaia Ciência. São Paulo: Cia. das Letras/Schwarcz, 2001.

OBICI, Giuliano. Condições da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

OITICICA, Hélio. Aparecimento do Suprasensorial. In: OITICICA, Hélio; et al. Hélio Oiticica. Rotterdam: Witte de With; Paris: Gal. Nat. du Jeu de Paume; Rio de Janeiro: Projeto HO, 1996.

______. Museu é o Mundo. Catálogo da exposição realizada em quatro cidades. Org. César OITICICA Filho. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011.

OLIVEROS, Pauline. Some Sound Observations. In: COX, C.; WARNER, D. (Ed.). Audio culture: readings in modern music. New York: Continuum, 2004.

______. Deep listening: a composer`s sound practice. Lincoln: iUniverse, 2005.

ONFRAY, Michel. Teoria da viagem: poética da geografia. Porto Alegre: L&PM, 2009.

ONO, Yoko. Grapefruit. 1st ed. Tokyo: Wunternaum Press,1964. 2nd ed. New York: Simon & Shuster, 1970. Reprints: 1992, 1998, 2000.

PELBART, Peter P. A Arte de Viver nas Linhas. In: DERDYK, Edith (Org.). Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: SENAC, 2007.

______. O Tempo Não-Reconciliado. São Paulo, Perspectiva. 2010.

PERNOT, Mathieu. La Traversée. Texto de Georges DIDI-HUBERMAN. Catálogo de exposição realizada no Museu Jeu De Paume. Paris: Le Point du Jour. 2014.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.

______. A partilha do sensível: estética e política. 2. ed. São Paulo: EXO Experimental; Editora 34, 2009.

______.O Espectador Emancipado. São Paulo: Martins Fontes. 2012.

RAINER, Cosima; et al. (Org.). See this sound: promises in sound and vision: catálogo da exposição. Colônia: Lentos Kunstmuseum Linz, 2009.

RIMBAUD, Arthur. Carta do Vidente (1871) In: LIMA, Carlos (Org.). Rimbaud no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ/Comunicarte, 1993.

RIMBAUD, A; BARROSO, I. Cartas do Vidente (1871) In Correspondência. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008.

SCHAFER, Murray. Open Ears. In: BULL, Michael; BACK, Les (Ed.). The auditory culture reader. New York: Berg, 2003.

______. A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 1997.

SELDMAYER, S.; GINZBURG, J. (org.) Walter Benjamin: Rastro, Aura e História, Belo Horizonte: UFMG. 2012

SENNET, R., 2012. Mutual: The history, rituals, pleasures and politics of cooperation. In: Together: The history, rituals, pleasures and politics of cooperation. New Haven: Yale University Press.

SERRES, Michel. Os cinco sentidos: filosofia dos corpos misturados. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SOLNIT, Rebecca. Wanderlust: A History of Walking. Londres: Penguin Books. 2000

SPEER, Olivia. Les marches de Francis Alÿs: une approche poétique, sociologique et critique de la ville. In BUFFET, Laurent. (org.) Itinérances: L'Art em Déplacement. Paris?: De L'Incidence Ed.

STENGERS, Isabelle. No Tempo das Catástrofes. São Paulo: 2015.

STEWART, Susan. Remembering the senses. In: HOWES, David (Ed.). Empire of the senses: the sensual culture reader. New York: Berg, 2005.

TIBERGHIEN, Gilles A. Bill Viola: na natureza das coisas. Concinnitas, Rio de Janeiro, ano 11, v. 2, n. 17, dez. 2010.

______. Nature, art, paysage. Arles: Actes Sud/ENSP, 2001.

______. Finis Terrae: imaginaires et imaginations cartografiques. Paris: Bayard, 2007.

______. Hodológico. Valise, Porto Alegre, v.2, n.3, ano 3, Julho 2012.

______. La Marche: Emergence et fin de l'oeuvre. In Les Figures de La Marche. pp. 253-313. Catálogo de exposição realizada no Musée Picasso, Antibes. 2000.

TOOP, David. Sinister resonance: the mediumship of the listener. New York: Continuum, 2010.

TZARA, Tristan. Vingt-Cinq Poémes. Zurique-Dada, 1918.

______. "Como fazer um poema dadaísta", tradução encontrada online.

VIOLA, Bill. 1988. Survey of a decade. Houston: Contemporary Art Museum

______.1995. Reasons for knocking at an empty house. Cambridge: The MIT Press.

WILLER, Cláudio. A Geração Beat. Porto Alegre: L&PM. 2009.

WESTERKEMP, Hildegard. Soundwalking. Originalmente publicado em Sound Heritage, Volume III Number 4, Victoria B.C., 1974. Revisado em 2001. Publicado em: Autumn Leaves, Sound and the Environment in Artistic Practice, Ed. Angus Carlyle, Double Entendre, Paris, 2007, p. 49. 2007.

Publicado

10-04-2018

Como Citar

LAMBERT, L. Escutar caminhos. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 001–045, 2018. DOI: 10.36025/arj.v4i2.12532. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/12532. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte