Apontamentos sobre as categorias analíticas de Joachim Burmeister (1564-1629)
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v7i1.19031Palavras-chave:
Poética musical, Joachim Burmeister, Retórica musical, Análise musicalResumo
As categorias analíticas de Joachim Burmeister são consideradas uma das primeiras iniciativas na história da música ocidental para se promover o conhecimento de uma obra de música. No entanto, a quantidade de referências que as situam na raiz da descendência de uma prática analítico-musical é diretamente proporcional à sua incompreensão e a sua desvalorização como ferramenta para se conhecer o repertório para o qual elas foram concebidas. Isso porque parecem não responder às questões de muitos críticos e analistas modernos que, diferentemente de Burmeister, ignoram a sua contribuição para a identificação dos artifícios compositivos e a constituição de modelos para imitação. Considerando que essas categorias respondiam às questões relevantes para os músicos do século XVI, este artigo tem o objetivo de trazer apontamentos que contribuam para compreendê-las em seus próprios termos, recuperando referências de seu horizonte de sentido, articulando-as e ressignificando-as em nosso tempo presente.
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