Pesquisa Somático-Performativa: Sintonia, Sensibilidade, Integração

Autores

  • Ciane Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5262

Palavras-chave:

Educação somática, performance, pulsão espacial

Resumo

A partir de procedimentos da dança-teatro, da performance, da Análise Laban/Bartenieff de/em Movimento, e do Movimento Autêntico, busca-se configurar caminhos abertos de investigação criativa, contaminada pela natureza pulsante da cena. No contexto somático-performativo, pesquisa é processo, experiência, integração, e transgressão. Assim, aproximamo-nos de forma fluida, flexível e inclusiva de uma metodologia autônoma, imprevisível e, por isso mesmo, coerente. 

Palavras-chave: Educação somática; performance; pulsão espacial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ciane Fernandes

Ciane Fernandes é performer, coreógrafa, e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Enfermeira e Arte-educadora pela Universidade de Brasília, M.A. e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University, pós-doutora pela Faculdade de Comunicação da UFBA, e Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, de onde é pesquisadora associada.

Referências

ANDERSON, Laurie. Palestra (Lecture). New York University, 1993.

ANDERSON, Rosemarie. Embodied writing: Presencing the body in somatic research, Part I, What is embodied writing? Somatics, v. XIII, n.4, p. 40-44, spring/summer 2002.

ANDERSON, Rosemarie. Embodied writing: Presencing the body in somatic research, Part II, Using embodied writing in literature reviews, data collection and analysis, and presentation of findings. Somatics, v. XIV, n. 1, p. 40-44, fall/winter 2002/2003.

ANTOLICK, Matthew. Deep ecology and Heideggerian phenomenology. Tese de doutorado. (PhD) University of South Florida, 2003. http://scholarcommons.usf.edu/etd/1326.

BARRETT, Estelle; BOLT, Barbara (Org.). Practice as Research: Approaches to Creative Arts Inquiry. Londres: I.B.Tauris, 2007.

BARTENIEFF, Irmgard; LEWIS, Dori. Body movement. Coping with the environment. Langhorne: Gordon & Breach Science Publishers, 1980.

BHARATAMUNI. The N?tya ??stra. Translated into English by a Board of Scholars. Nova Deli: Sri Satguru, 2000.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Universidade Estadual de Campinas – Departamento de Linguística, Campinas, n. 19, p. 20-28, Jan/Feb/Mar/Apr, 2002.

COHEN, Bonnie Bainbridge. Sensing, Feeling, and Action: The Experiential Anatomy of Body-Mind Centering. Northampton, Mass: Contact Editions, 1993.

FARIAS, Sérgio. A MIT-disciplinariedade como desafio para os profissionais de arte-educação na contemporaneidade. In: CONSTÂNCIO, Rudimar (Org.) Arte-Educação: História e praxis pedagógica. Recife: SESC Piedade, 2012, p. 29-33.

FÉRAL, Josette. O real na arte: a estética do choque. In: RAMOS, Luiz Fernando (Org.). Arte e ciência: Abismo de rosas. São Paulo: ABRACE, 2012, p. 77-94.

FERNANDES, Ciane. Como se move o que nos move? Variações Autênticas, Padrões Cristal e Pesquisa Somático-Performativa. Movement News. Edição Bilingue português/inglês. New York: Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, p. 68-73, Fall 2012a.

FERNANDES, Ciane. Imagem somático-performativa: força, conexão e integração. Comunicação (Oral Presentation). IX Colóquio Franco Brasileiro de Estética: Imagem e Corpo Performativo. Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, setembro de 2012b.

FERNANDES, Ciane. Perforgrafias: Pulsões Espaciais Somático-Performativas. Revista A.Dnz. Santiago do Chile: Universidade do Chile, Faculdad de Artes, Departamento de

Danza. Ano I, n.1, abril 2014, p. 60-71.

FERNANDES, Ciane. Princípios somático-performativos no ensino e pesquisa em criação. In: MARCEAU, Carole & CAJAÍBA SOARES, Luiz Cláudio. (Org.). Teatro na Escola. Reflexões sobre as Práticas Atuais: Brasil-Québec. Salvador: PPGAC/UFBA, 2013, p. 105-115.

FORTIN, Sylvie. O processo formativo como construção de novos procedimentos criativos. In: RAMOS, Luiz Fernando (Org.). Arte e ciência: Abismo de rosas. São Paulo: ABRACE, 2012, p. 115-139.

FOSTER, Hal. The return of the real. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1996.

FOUCAULT, Michel. The history of sexuality, Vol. 2. The use of pleasure. New York: Vintage Books, 1990.

HACKNEY, Peggy. Making connections. Total Body Integration through Bartenieff Fundamentals. Amsterdã: Gordon and Breach Publishers, 1998.

HANNA, Thomas. The Field of Somatics. Somatics, v. I, n.1, p. 30-34, Autumn 1976.

HARTLEY, Linda. Wisdom of the body moving. Berkeley: North Atlantic Books, 1995.

HASEMAN, B. C. Manifesto for Performative Research. Media International Australia incorporating Culture and Policy, theme issue “Practice-led Research”, n.118, p. 98-106, 2006.

KAKO, Michio. Hyperspace: A scientific odyssey through parallel universes, time warps, and the tenth dimension. Oxford: Oxford University Press, 1995.

KESTENBERG, Judith S. The role of movement patterns in development. Vol. I. New York: Dance Notation Bureau, 1977.

LABAN, Rudolf e LAWRENCE, Frederick Charles. Effort. Economy of human movement. Estover: Macdonald & Evans, 1974.

LABAN, Rudolf. A vision of dynamic space. Londres: Laban Archives & The Falmer Press, 1984.

LABAN, Rudolf. Die Welt des Tänzers. Stuttgart: Walter Seifert, 1921.

LABAN, Rudolf. O Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1971.

NAGATOMO, Shigenori. Attunement through the body. New York: State University of New York, 1992.

PREVOTS, Naima. Zurich Dada and Dance: Formative Ferment. Dance Research Journal, p. 3–8, spring/summer 1985.

PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.

SANTAELLA, Lucia. A relevância da arte-ciência na contemporaneidade. In: RAMOS, Luiz Fernando (Org.). Arte e ciência: Abismo de rosas. São Paulo: ABRACE, 2012, p. 61-76.

SCHECHNER, Richard. Future Nostalgias. Research in Drama Education, v.15, n.3, p. 309-315, Aug. 2010.

SHUSTERMAN, Richard. Consciência corporal. Tradução de Pedro Sette-Câmara. Rio de Janeiro: E Realizações, 2012.

THORNTON, Samuel. Laban´s theory of movement. A new perspective. Boston: Plays, 1971.

Publicado

01-05-2014

Como Citar

FERNANDES, C. Pesquisa Somático-Performativa: Sintonia, Sensibilidade, Integração. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 76–95, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i2.5262. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5262. Acesso em: 28 mar. 2024.