A relevância do tratamento documental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe para o resgate da memória institucional

Autores

  • Valéria Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Lígia Oliveira Instituto Federal de Sergipe
  • Manuela do Nascimento Silva Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2021v7n1ID21722

Palavras-chave:

Arquivo, Documentação, Gestão documental, Memória institucional, Tratamento documental

Resumo

Considerando a importância do tratamento documental como uma alternativa para reduzir os danos no acervo documental do Arquivo Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) – Campus Aracaju, desenvolveu-se um projeto de extensão que possibilitou de maneira prática o aprendizado do “saber fazer” através das atividades desempenhadas pela bolsista e estudante de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para a sua realização utilizamos a pesquisa bibliográfica através da literatura da área de Arquivologia, com o cerne na preservação e conservação dos documentos, bem como a pesquisa documental, pois o contato direto e contínuo com a documentação viabilizou a aplicabilidade do tratamento documental. Em contrapartida, trabalhamos o estudo de caso, que nos trouxe informações que contribuíram diretamente com a pesquisa em questão e nos fez observar a relevância do tratamento documental nas ações relativas à identificação documental, culminando com realização de mudanças consideráveis na preservação dos documentos e promovendo o acesso às informações comportadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda no Curso de Biblioteconomia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ex-Bolsista do Projeto "REDESCOBRINDO O ACERVO DOCUMENTAL PRODUZIDO PELA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CAMPUS ARACAJU", aprovado no Edital Nº 05/2019, do Programa de Bolsas Institucionais de Extensão - PBIEx do Instituto Federal de Sergipe. 

Lígia Oliveira, Instituto Federal de Sergipe

Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora da Coordenação de Protocolo e Arquivo, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju.   

Manuela do Nascimento Silva, Instituto Federal de Sergipe

Graduada em arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (2014) e graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Bahia (2007). Mestranda de Gestão da Informação e do Conhecimento. Atualmente é arquivista do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos.

Downloads

Publicado

16-04-2021

Como Citar

SILVA SANTOS, V.; SANTOS DE OLIVEIRA, L.; DO NASCIMENTO SILVA, M. A relevância do tratamento documental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe para o resgate da memória institucional. BiblioCanto, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–20, 2021. DOI: 10.21680/2447-7842.2021v7n1ID21722. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/21722. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência