A relevância do tratamento documental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe para o resgate da memória institucional
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2021v7n1ID21722Palavras-chave:
Arquivo, Documentação, Gestão documental, Memória institucional, Tratamento documentalResumo
Considerando a importância do tratamento documental como uma alternativa para reduzir os danos no acervo documental do Arquivo Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) – Campus Aracaju, desenvolveu-se um projeto de extensão que possibilitou de maneira prática o aprendizado do “saber fazer” através das atividades desempenhadas pela bolsista e estudante de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para a sua realização utilizamos a pesquisa bibliográfica através da literatura da área de Arquivologia, com o cerne na preservação e conservação dos documentos, bem como a pesquisa documental, pois o contato direto e contínuo com a documentação viabilizou a aplicabilidade do tratamento documental. Em contrapartida, trabalhamos o estudo de caso, que nos trouxe informações que contribuíram diretamente com a pesquisa em questão e nos fez observar a relevância do tratamento documental nas ações relativas à identificação documental, culminando com realização de mudanças consideráveis na preservação dos documentos e promovendo o acesso às informações comportadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.