A importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais para a formação do bibliotecário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2021v7n1ID21867

Palavras-chave:

LIBRAS, Biblioteconomia, Comunicação, Inclusão, Acessibilidade

Resumo

Aborda a história da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e sua legalização como língua, bem como a importância de seu ensino e conhecimento por profissionais da informação, em específico o bibliotecário. Apresenta a ideia da inserção e ensino dessa língua dentre estudantes que estão se formando no curso de Biblioteconomia, como incentivo à mediação da informação nas bibliotecas. Apresenta a necessidade de se compreender essa língua e utilizá-la no atendimento e trato com utentes surdos, utilizando-a como ponte para a inclusão espontânea. Serão abordados também a formação do bibliotecário, sua forma de atuação no espaço informacional e uso da comunicação dentre boa parte de suas atividades, o que nos remete ao uso da mesma como ponte entre Utente versus Bibliotecário e à necessidade primordial para compreensão das necessidades do utente surdo. A pesquisa é de caráter bibliográfico, na qual foi feito um levantamento sobre o assunto com base em autores que abordam o mesmo tema em suas produções. Como resultado, obtivemos um novo olhar sobre a língua de forma interdisciplinar que confirma a necessidade e reflexão sobre a inserção e a presença de tal contexto na formação desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Dias Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Arqueologia (2020), Mestranda em Ciência da Informação (2019) pela linha de pesquisa em Comunicação e Visualização da Memória com foco em Acessibilidade e Usos e Usuários da Informação, e Bacharela em Biblioteconomia (2016) pela UFPE.  Membro do Projeto de Extensão COMVIDA - Humanidades Digitais pela UFPE/ UFBA/ UFG, integrando a equipe de Acessibilidade na prática de descrição e adequação das mídias sociais.

Hélio Márcio Pajeú, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto (Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Ciência da Informação); Doutor em Linguística (Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Linguística);  Mestre em Linguística (Programa de Pós-Graduação em Linguística) e  Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação (Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Informação).

Downloads

Publicado

16-04-2021

Como Citar

DIAS COSTA, J.; MÁRCIO PAJEÚ, H. A importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais para a formação do bibliotecário. BiblioCanto, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–18, 2021. DOI: 10.21680/2447-7842.2021v7n1ID21867. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/21867. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos