Tecnologia e educação de usuários
o impacto de um guia interativo na Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2025v11n1ID37986Palavras-chave:
Educação de usuários, função educativa de bibliotecas, biblioteca universitária, cultura digital, bibliotecas da UFRGSResumo
Este artigo descreve o desenvolvimento, aplicação e avaliação do "Guia Interativo Digital para a educação dos usuários da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS", criado no âmbito de uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Parte do problema de pesquisa: Como potencializar o uso da Biblioteca do Instituto de Artes por meio de um guia interativo digital, visando a educação dos usuários para a cultura digital? O objetivo geral é desenvolver e avaliar um produto educacional voltado à educação dos usuários da Biblioteca do Instituto de Artes, verificando seu potencial para promover seu uso consciente e autônomo e identificar pontos para melhoria. A pesquisa, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e exploratória, teve como amostra os estudantes da graduação do Instituto de Artes da UFRGS. Incluiu entrevistas semiestruturadas para avaliar a eficácia do guia. Os resultados mostram que o guia tem potencial para aumentar o uso da biblioteca, melhorar a percepção dos serviços oferecidos e incentivar mudanças positivas no comportamento dos usuários.
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