Tecnologia e educação de usuários

o impacto de um guia interativo na Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2025v11n1ID37986

Palavras-chave:

Educação de usuários, função educativa de bibliotecas, biblioteca universitária, cultura digital, bibliotecas da UFRGS

Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento, aplicação e avaliação do "Guia Interativo Digital para a educação dos usuários da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS", criado no âmbito de uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Parte do problema de pesquisa: Como potencializar o uso da Biblioteca do Instituto de Artes por meio de um guia interativo digital, visando a educação dos usuários para a cultura digital? O objetivo geral é desenvolver e avaliar um produto educacional voltado à educação dos usuários da Biblioteca do Instituto de Artes, verificando seu potencial para promover seu uso consciente e autônomo e identificar pontos para melhoria. A pesquisa, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e exploratória, teve como amostra os estudantes da graduação do Instituto de Artes da UFRGS. Incluiu entrevistas semiestruturadas para avaliar a eficácia do guia. Os resultados mostram que o guia tem potencial para aumentar o uso da biblioteca, melhorar a percepção dos serviços oferecidos e incentivar mudanças positivas no comportamento dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Irribarem de Mello Bott, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestranda em Informática na Educação no IFRS. Possui especialização em Gestão de Bibliotecas Públicas pela Faculdade Unyleya (2017). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Também possui graduação em Letras - Espanhol - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998).

Carine Bueira Loureiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora do Instituto Federal Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa Profissional de Pós-graduação em Informática na Educação (PPPIE/IFRS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Matemática e Tecnologias (GEPEMT/CNPq/IFRS) e pesquisadora da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). Pós-doutorado (2018 com bolsa PDJ/CNPq)) e Doutorado (2013) em Educação, realizado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Ciência da Computação (2003) e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001).

Downloads

Publicado

15-09-2025

Como Citar

BOTT, Sheila Irribarem de Mello; LOUREIRO, Carine Bueira. Tecnologia e educação de usuários: o impacto de um guia interativo na Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS. BiblioCanto, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–22, 2025. DOI: 10.21680/2447-7842.2025v11n1ID37986. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/37986. Acesso em: 27 dez. 2025.