Desafios para a implementação do repositório institucional do Instituto Federal do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n1ID32961

Palavras-chave:

Repositório institucional., Produção acadêmica., Acesso livre., Divulgação científica.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os principais desafios enfrentados pelos bibliotecários do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA) para fomentar a implantação do repositório institucional. O referido estudo fundamenta-se em abordagens que favoreceram o desenvolvimento das iniciativas de democratização da comunicação científica por meio do acesso aberto no Brasil, em torno da implementação de ferramentas tecnológicas de divulgação científica, caso dos repositórios institucionais. A pesquisa caracteriza-se como mista, do tipo descritiva e exploratória e se deu a partir da aplicação de um questionário online, construído baseado em estudos já realizados que tiveram objetivos semelhantes em relação à implantação dos repositórios institucionais em instituições da mesma rede. O questionário foi enviado por e-mail para as 23 bibliotecas ativas do IFMA em funcionamento, dos quais 12 foram respondidos. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, evidenciando as principais dificuldades que desfavorecem até então a implementação do repositório institucional. Concluiu-se, que apesar das iniciativas realizadas pelos bibliotecários para iniciar o processo de implementação do repositório, algumas questões foram evidenciadas e caracterizadas como relevantes entraves nesse processo de implementação, tais como: pouco conhecimento técnico sobre os processos de implementação do repositório; ausência em priorizar o desenvolvimento das ações de implementação do repositório somada à falta de políticas institucionais para depósito compulsório da produção acadêmica, bem como a baixa interação dos bibliotecários com a equipe de Tecnologia da Informação, configurando-se como principais dificuldades para o pleno desenvolvimento do processo de implantação do repositório institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Pereira Cadete, Instituto Federal do Maranhão

Bibliotecário do  Instituto Federal do Maranhão. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceara

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014); Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003).

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação . Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI/UFC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - (PQ 2). 

Downloads

Publicado

03-11-2023

Como Citar

CADETE, A. P. .; FARIAS, G. B. de; FARIAS, M. G. G. . Desafios para a implementação do repositório institucional do Instituto Federal do Maranhão. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 67–93, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n1ID32961. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/32961. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos