Mapeamento e descrição de características de repositórios multidisciplinares de dados científicos abertos
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2021v7n1ID25703Palavras-chave:
Repositórios de dados científicos, Dados científicos abertos, Repositórios multidisciplinaresResumo
O compartilhamento de dados científicos possibilita acelerar a construção de novos conhecimentos, aumentando a eficiência dos recursos, ampliando as possibilidades de reuso e de reprodutibilidade de pesquisas. Com a finalidade de apresentar um conjunto de informações com características de repositórios de dados científicos abertos, definiu-se como objetivo para este estudo caracterizar e mapear os repositórios de dados científicos abertos como alternativa para a tomada de decisão institucional no campo da gestão de dados científicos. Realizou-se um estudo exploratório-descritivo, qualitativo e, com relação aos procedimentos técnicos, um levantamento bibliográfico-documental, em que foram analisados seis repositórios de dados científicos abertos: DANS, DataHub, Harvard-Dataverse, Dryad, Figshare e Zenodo. A partir de informações coletadas dos sites oficiais de cada um desses repositórios entre abril e maio de 2021, foram observadas características referentes às seguintes categorias de análise: fundação e responsabilidade pelo mantenimento do repositório; idiomas da plataforma e dos datasets aceitos, mídias sociais e possibilidade de compartilhamento direto de conteúdo; tipos e formatos de arquivos aceitos, limites de uso, curadoria de conteúdo; identificadores persistentes de conteúdo, de autores e informações acerca de financiamento de pesquisa; controle de versões; métricas de uso; integração com outros aplicativos e custos. A análise dos sites dos repositórios gerou um quadro, disponibilizado no repositório Zenodo, com a descrição dos dados de cada repositório a partir das categorias. Com os resultados apresentados pretende-se auxiliar os pesquisadores na sua escolha por um repositório de dados científicos abertos que permita o compartilhamento dos dados da pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.