Mapeamento e descrição de características de repositórios multidisciplinares de dados científicos abertos

Autores

  • Elaine Rosangela de Oliveira Lucas Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Antonio Carlos Picalho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vitória Maria Hartmann Caitano Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2021v7n1ID25703

Palavras-chave:

Repositórios de dados científicos, Dados científicos abertos, Repositórios multidisciplinares

Resumo

O compartilhamento de dados científicos possibilita acelerar a construção de novos conhecimentos, aumentando a eficiência dos recursos, ampliando as possibilidades de reuso e de reprodutibilidade de pesquisas. Com a finalidade de apresentar um conjunto de informações com características de repositórios de dados científicos abertos, definiu-se como objetivo para este estudo caracterizar e mapear os repositórios de dados científicos abertos como alternativa para a tomada de decisão institucional no campo da gestão de dados científicos.  Realizou-se um estudo exploratório-descritivo, qualitativo e, com relação aos procedimentos técnicos, um levantamento bibliográfico-documental, em que foram analisados seis repositórios de dados científicos abertos: DANS, DataHub, Harvard-Dataverse, Dryad, Figshare e Zenodo. A partir de informações coletadas dos sites oficiais de cada um desses repositórios entre abril e maio de 2021, foram observadas características referentes às seguintes categorias de análise: fundação e responsabilidade pelo mantenimento do repositório; idiomas da plataforma e dos datasets aceitos, mídias sociais e possibilidade de compartilhamento direto de conteúdo; tipos e formatos de arquivos aceitos, limites de uso, curadoria de conteúdo; identificadores persistentes de conteúdo, de autores e informações acerca de financiamento de pesquisa; controle de versões; métricas de uso; integração com outros aplicativos e custos. A análise dos sites dos repositórios gerou um quadro, disponibilizado no repositório Zenodo, com a descrição dos dados de cada repositório a partir das categorias. Com os resultados apresentados pretende-se auxiliar os pesquisadores na sua escolha por um repositório de dados científicos abertos que permita o compartilhamento dos dados da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Antonio Carlos Picalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Graduação em Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Rádio, TV & Internet pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Vitória Maria Hartmann Caitano, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda em Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

LUCAS, E. R. de O. .; PICALHO, A. C.; CAITANO, V. M. H. Mapeamento e descrição de características de repositórios multidisciplinares de dados científicos abertos. BiblioCanto, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 37–61, 2021. DOI: 10.21680/2447-7842.2021v7n1ID25703. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/25703. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos